quarta-feira, 16 de maio de 2012

Light Bike - Das Antigas!

       No início da década de 90, 03 amigos motivados pela inovadora ideia de passeio ciclístico urbano que estava surgindo em São Paulo encabeçado pela jornalista Renata Falzoni, o Night Bike, resolveram se reunir com mais alguns amigos e sair passeando pelas noites alencarinas. O ponto de encontro foi num posto de gasolina na Avenida Engenheiro Santana Junior próximo onde hoje é o terminal do Papicu. Logo a novidade se espalhou e já havia muitas pessoas aderindo à ideia e o grupo cresceu. Os ciclistas passaram a chamar o grupo de night bike, igual ao passeio de SP, não vendo motivos para discordar do nome o grupo acatou e assumiu o mesmo, mas a pedido do grupo de SP o nome foi trocado e ai surgiu o LIGHT BIKE. Foi então que Ronildo, Eleniton e Cláudio resolveram assumir definitivamente a organização do passeio.
      
Foram criados vários roteiros devidamente mapeados e distribuídos previamente entre os sócios. Os sócios eram cadastrados, recebiam um selo de identificação para ser colado na bike e contribuíam mensalmente para a manutenção da estrutura do clube. O antigo BPTRAN cedia 3 batedores para dar apoio ao passeio. Havia também os parceiros, lojas de bicicleta davam descontos para sócios e batedores, empresas de sucos e lanches vendiam seus produtos antes, durante e após o passeio, em troca forneciam lanche para a equipe do passeio.

      O grupo crescia direto e logo foi preciso especializar o grupo de apoio, foi criado quatro grupos de batedores:
  •  Dianteiros - que conduziam e cuidavam da velocidade e roteiro do grupo;
  •  Traseiros - que mantinham o grupo coeso, prestavam ajuda aos retardatário e cansados, hora empurrando, hora colocando no caminhão gaiola fornecido pela distribuidora da Pepsi;
  • Lateral - que fechava as ruas e cuidava para evitar que aparecessem espaços vagos no meio do passeio;
  •  Percurso, este se infiltrava no passeio e circulava da frente ao final para identificar possíveis perigos como ciclistas imprudentes fazendo manobras perigosas para os demais, ai então eles eram abordados e solicitado que eles passassem a conduzir seguramente a bicicleta.
      Para informar sobre o grupo foi criado um jornal mensal que era distribuído entre os sócios.
O grupo também era solicitado para organizar passeios para entidades e empresas.

 
      Em meados de 1995 o grupo já tinha mais de 5000 ciclistas cadastrado com passeios semanais que chegavam a ter até 1000 ciclistas circulando, este número acabava por transformar o passeio em um inconveniente para a circulação noturna na cidade, muitos motoristas e pedestres reclamavam da demora ao esperar o grupo passar, muitas pessoas ainda lembram como era longo. Só conseguíamos manter a ordem porque tínhamos o apoio oficial do batalhão de transito. A maioria dos sócios pararam de contribuir com o grupo e ficou difícil manter uma estrutura tão grande. Com a morte em um acidente de bicicleta de um dos fundadores foi decidido encerrar as atividades do Light Bike, o MAIOR passeio ciclístico que se tem notícia.

      Na mesma época havia outros grupos de ciclistas que se reunião por afinidade ou por região geográfica com o era o caso do Friends Bike e do Super Bike que foi precursor do atual Super 20 que falarei posteriormente

      Estas informações foram compiladas por mim que fui participante ativo da organização deste passeio durante quase um ano e meio. Fui coordenador das equipes traseira, lateral e percurso.


Tarcísio Lima

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