segunda-feira, 16 de julho de 2012

GRUPO DE MOUNTAIN BIKE SINGLETRACK

Estive fora por um tempo a trabalho mas retorno hoje às postagens, após falar sobre a polêmica das 29ers posto agora a história de um grupo que eu gosto muito e admiro bastante, são fieis ao estilo fora-de-estrada e tem uma grande boa vontade em apoiar todas as iniciativas neste sentido.




BREVE HISTÓRICO DO GRUPO DE MOUNTAIN BIKE SINGLETRACK

 



Em setembro de 2010, Edilberto Campelo, que estava voltando a pedalar, depois de 8 anos inativos, e mais um pequeno grupo de amigos de passeios ciclisticos urbanos, resolveram começar a marcar trilhas semanais de MTB, em lugares diversos da região metropolitana de Fortaleza.
Foi então, que Edilberto Campelo, Kelson Prudêncio, Junior Platina, Val Mendes, Leonardo Luz e Paulo Sergio marcaram a primeira trilha no dia 05 de setembro de 2010. O percurso escolhido foi a trilha que contorna o Museu da cachaça e os singletrack do distrito de Tabatinga, em Maranguape, com aproximadamente 25km de distancia.

Então, o grupo inicialmente foi formado por alguns ciclistas mais experientes, mas que estavam parados e estavam voltando a pedalar, e por outros que estavam iniciando nas trilhas de MTB.
Daí em diante, as trilhas começaram a ser marcadas continuamente, sempre planejadas por Edilberto Campelo, com ajuda de alguns amigos, conhecedores dos percursos, e assim, cada vez mais bikers foram participando, alguns convidados e outros vindos do interesse das postagens com informaçoes das trilhas na rede social “Orkut”.
A idéia de Edilberto Campelo e do grupo era desvendar todos os percursos de trilhas de MTB possiveis na região metropolitana de Fortaleza, e até em cidades vizinhas, mapeando, conhecendo e fotografando os percursos por onde passavam. Quando não se conheciam os percursos, o Google Earth era uma das ferramentas utilizadas para ajudar no mapeamento, se não, os percursos eram desvendados no espirito de aventura, sem conhecer caminhos, nem onde se iria chegar, no verdadeiro espirito do mountain bike.
Além do espirito de aventura, outras três marcas iniciais caracterizaram o grupo desde os primeiros momentos. A vontade incessante de desvendar cada vez mais, trilhas desconhecidas, longas e dificeis, pois a cada trilha, o grupo melhorava sua performance e buscava percursos mais exigentes; as imagens dos percursos, com o objetivo de registrar momentos e paisagens, por onde o grupo passava nas trilhas, no qual 95% das trilhas realizadas desde 2010 estão registradas em imagens, nos arquivos pessoais de Edilberto Campelo, e o espirito acolhedor dos integrantes do grupo, sempre propensos a ajudar uns aos outros, e não deixar ninguem pra trás jamais nos percursos feitos.
Após as primeiras trilhas, o grupo de amigos amantes das trilhas, não parou mais de crescer, e daí, foi surgindo a necessidade de um nome para identificar o grupo. No inicio de 2011, após algumas sugestões entre os integrantes mais presentes, e idéias diversas, escolheu-se o nome "SINGLETRACK". Denominação esta, que representa o tipo de percurso mais amado por bikers em trilhas, SINGLETRACK significa, "caminho unico", é o tipo de percurso estreito, onde muitas vezes só passa uma bike, quer em serras, mata fechada ou terrenos diversos.
Definido o nome, o Singletrack foi chamando a atenção de mais bikers, amantes do ciclismo fora de estrada, o Mountain Bike. Nas trilhas marcadas semanalmente, cada vez mais surgiam pessoas interessadas em participar. As trilhas tambem foram ficando cada vez mais variadas, e em niveis de médio a alto, pois o grupo evoluia como um todo.
O que começou com 3 a 4 amigos, hoje já possui aproximadamente 50 participantes ativos! Dos quais, alguns, são atletas amadores que participam de competiçoes, já conseguindo lugar ao podium em algumas delas.
Fomos destaque em 2011 em Fortaleza, com o 1º Desafio Fortaleza a Canindé pelas Serras, por ser o primeiro Grupo organizado de ciclistas a ir a cidade de Canindé, de um modo diferente e inédito, pelas serras do maciço de baturité, percorrendo exatamente 161 km por asfaltos e trilhas, passando pelas cidades de Maranguape, Palmacia, Pacoti, Guaramiranga, Mulungú, e Caridade, atingindo altitudes de até 900 metros. Evento este que mereceu reportagem na Revista de Circulação Nacional, Bicicleta.
 


 Nosso objetivo principal, é pedalar em contato com a Natureza, por isso, organizamos trilhas praticamente todos os finais de semana, e a cada 3 meses, em média, realizamos eventos maiores e mais longos, comumente chamados de “Desafios” reunindo até 45 participantes, que buscam encarar percursos aproximados de 100km a 200km, em aproximadamente 2 dias.

 Nossos eventos, são apoiados por algumas Empresas parceras, que acreditam no trabalho que estamos realizando, que visa difundir mais ainda a pratica do mountain bike em nosso estado, com base nas relações de amizade, superação e desafio de limites.
 
Em 2012, já realizamos 2 eventos. O 1º foi as trilhas para as cachoeiras do municipio de Palmacia, acontecido, dias 14 e 15 de abril com aproximadamente 100km percorridos.
E agora em julho, realizamos o 2º evento, Trilhas nas Praias do Ceará, nos dias 06 e 07, onde fomos de Fortaleza até a Praia da Baleia, totalizando aproximadamente 150km pedalados, dos quais 85km totalmente pela praia.
Ainda pretendemos realizar mais 2 eventos longos este ano, o 2º Desafio Fortaleza a Canindé novamente por trilhas e serras (160km) em outubro (dias 12/13/14), e um encerramento das trilhas no final do ano, em dezembro, com percurso e local a ser definido.
Os eventos de maiores distancias, objetivam tão somente levar o grupo a grandes desafios, com superação de limites e fortalecimento das amizades entre os membros, que em 2 dias de convivencia, compartilham uma prática esportiva com uma diversidade de superação de dificuldades.
Devido principalmente a logistica, as vagas nos eventos NÃO são abertas para qualquer pessoa que deseje participar, pois são limitadas e direcionadas aos participantes ativos do grupo, que fazem trilhas semanalmente, pois assim se mantém a uniformidade do nivél de pedal do grupo. Acontecendo de sobrar alguma vaga, esta poderá ser completada, apenas por indicação de um dos seus membros, e aprovação dos organizadores.
As trilhas semanais do grupo são sempre gratuitas, e são abertas para quaisquer biker que deseje participar, desde que apto e em condiçoes fisicas para realizar o percurso definido. Apenas os eventos, realizados em média a cada 3 meses, possuem custos, sem fins lucrativos, e são tão somente para se arcar com as despesas, principalmente de blusas, estadia, e transporte.
Tambem vale ressaltar, que alguns participantes do grupo, objetivam alguns desafios extras nos proximos meses. O 1º seria uma trilha de aproximadamente 208km entre os dois picos mais altos do estado, o Pico Alto em Guaramiranga (1115 mts) e o Pico da Serra Branca (1154 mts), em Catunda, para ser realizado no inicio de novembro. O 2º objetivo é a participação de um equipe no Raly PioCerá, no inicio de 2013, com o intuito de completar os 4 dias de prova.
Contato:
EDILBERTO CAMPELO (85) 8848-0529 – edilberto.campelo@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Esse grupo é show!!!
    Assino em baixo!
    Bira Chaves.

    ResponderExcluir
  2. ESSE GRUPO AINDA EXISTE!? COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim, pode procurar no facebook o perfil do grupo e falar com o adm Edilberto

      Excluir