sexta-feira, 4 de maio de 2012

49 Dúvidas e 49 Respostas - Quarta Parte


26– É possível que haja fissuras no meu quadro?
Sim é possível. Observa as zonas que estão sujeitas a um maior stress, como a caixa de direção, a caixa do movimento central, os suportes do amortecedor ou a suspensão traseira. É um tema controverso, mas na realidade acontece em todas as marcas, e convém não facilitar.
27– É mais conveniente usarmos apenas água na garrafinha, ou podemos usar isotônicos ou um produto energético?
O melhor é misturarmos uma pequena quantidade de um produto energético ou isotónico de nossa confiança. Desta forma permaneceremos um maior tempo corretamente hidratados e recuperamos os sais minerais eliminados pelo suor.
28– É melhor usarmos um Camelbak do que levar uma ou duas garrafinhas?
Para percursos maiores os Camelbaks são ideais, pois conseguem transportar cerca de três litros de água, além de possuir espaço para levar a bomba, ferramentas, celular... sem nos incomodar. Em passeios curtos, é suficiente uma garrafinha. Duas, apenas se bebermos muito.
29– Como devo limpar correctamente a minha bicicleta?
O ideal é utilizarmos um desengraxante em toda a transmissão para eliminar toda a gordura e óleo. Devemos lavar a bicicleta com água a baixa pressão, com especial precaução nos cubos, eixo pedaleiro e ambas as suspensões, para em seguida, colocarmos “mãos à obra” com uma esponja, esfregando da frente para trás. Por último, enxugar com um pano de algodão ou a típica camisa velha! Depois façam a lubrificação da transmissão. Usar cera de carro para polir ajuda a proteger a pintura e o quadro.

30– Porque quando a bicicleta era nova as mudanças de marcha eram perfeitas e agora não?
É possível que tenha apenas afrouxado os cabos e desregulado o cambio. Leve a bicicleta ao seu mecânico de confiança para fazer a regulagem ou aumente a tensão dos cabos até encontrar a sincronia usando os reguladores que existem junto ao descarrilhador e à manete do cambio.



31– Quando é que devo substituir a corrente?
É algo muito variável. Depende do uso que damos à bicicleta, quais as condições e o cuidado que temos com ela. A Partir de 1.000 quilómetros de uso já é aconselhável pensar em trocar a corrente. É possível medir melhor o desgaste da corrente com calibradores, como os que oferecem as marcas Park Tool ou Rohloff.


32– Como devo ajustar corretamente as correias do capacete?
É conveniente que não estejam nem muito apertadas, nem frouxas. Tente deixar os dois lados o mais simétrico possível, para que o fecho fique numa posição cómoda e tenhamos margem de ajuste à altura das orelhas e na própria tensão do fecho. Convém ajustarmos bem as passadeiras por baixo das orelhas, para que o capacete não se movimente de um lado para o outro.
33– Os pedais de clip podem provocar-me problemas nos joelhos?
É possível que isso ocorra, se os tacos das sapatilhas estiverem colocados de uma forma errada. Pedale levemente e normalmente sem forçar e Veja se a pedalada esta de uma forma natural, os pés devem ficar paralelos ao braço do pedevela.


34– Os gorros na cabeça e bonés são uma boa solução contra o suor?
Não são a solução definitiva, no entanto ajudam um pouco mas encharcam logo, ai não servem para nada só para bloquear a ventilação. Eu aconselho uma testeira tipo de tenista.




35– Que tensão devo colocar nos meus pedais automáticos?
Devemos sempre começar com uma tensão frouxa, que permita uma fácil entrada e saída dos tacos Há quem recomende que se deve colocar um dos lados do pedal com uma tensão superior ao outro. Nós aqui na BIKE recomendamos que ambos devem estar calibrados a uma tensão idêntica, e aperta-los gradativamente a medida que nos acostumamos aos mesmos.



36– Porque é que a minha caixa de direção fica com folga tão facilmente?
Quando termina o período de “estreia” de uma bicicleta, é natural começarem a aparecer as chamadas “folgas”. Umas aparecem antes de outras. É normal que aconteça, nestes caso leve ao mecânico para os reapertos necessários. Se a folga persistir verifique se é necessário trocar os parafusos ou o próprio avanço.



 37– De que lado deverá estar colocado o aperto rápido das rodas?
Geralmente o aperto rápido deverá estar colocado do lado esquerdo, apesar de também poder ser colocado do lado direito. Os fabricantes de freios a disco recomendam esta segunda opção, devemos evitar tocar com as mãos no próprio disco, pois pode provocar-nos queimaduras se ainda estiver quente por causa da utilização.


38– Qual é a melhor, válvula grossa (Schraeder) ou fina (Presta)?
É igual. Há quem se “encante” pela válvula grossa, porque permite encher em mais postos de gasolina e é a mais usada. Outros preferem a fina, porque é a verdadeira “válvula de bicicleta”, apenas certifique-se de ter câmaras sobressalentes compatíveis com os aros da sua bicicleta.

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