quarta-feira, 2 de maio de 2012

49 Dúvidas e 49 Respostas - Terceira parte

16 – Luvas sem dedos ou completas?
Depende dos gostos de cada um, ainda que para uso do puro mountain bike, as luvas completas, principalmente se tiverem proteção, são a melhor opção. Numa hipotética queda irão proteger-te muito mais do que as sem dedos.
 
17– É necessário usar roupa de lycra muito apertada?
É mais estético e aerodinâmico, além de facilitar a transpiração. Para além disso, existe também cada vez mais gente seguindo a tendência do freeride de roupa solta e larga.
18– Qual é o objetivo das bermudas largas com proteção interior?
Oferecem uma comodidade semelhante a um short de lycra, mas possuem uma estética mais natural, mais de rua ou de freerider. Por outro lado, são sensivelmente mais caras, mas você terá uma maior facilidade de movimentos, frente-atrás, na bicicleta.
19– E no Inverno, é melhor utilizar uns shorts com perneiras ou calças de lycra?
Depende dos casos. Se você quer economizar, pode comprar as perneiras e usar com os shorts que vc já tem, mas não há muita diferença entre um e outra no nosso clima. As calças são mais práticas.
20– Quando é que devo alinhar as rodas?
Cada vez que as rodas empenem ou quando notamos que as "tamancas"  estão roçando no aro. Dependendo do uso ou do percurso feito, é natural que você tenha de alinha-las depois de um dia “bastante puxado”. Se você tiver sorte pode até passar um bom tempo sem alinha-las.

21– Que aconteceria se um dos raios se partir no meio do nada?
O que melhor que você tem a fazer numa situação destas, é retirar o raio do aro, desenroscando-o da cabeça e retirando-o. Uma alternativa é ligar o outro extremo ao raio mais próximo. Convém afrouxar os raios próximos com a chave de raios. Depois providencie a troca por um raio igual.
22– O que é necessário levar quando se sai de bicicleta?
O principal seria uma câmara de ar sobressalente, um par de espátulas, bomba de encher, remendos e uma chave multiusos completa (que inclua chave de raios e troca corrente). Leve sempre um celular e algum dinheiro, uns R$ 30,00.
23– Quais os passos a seguir quando furamos o pneu?
Primeiro desarmem os freios (para quem não usa freio a disco), depois retirem a roda afrouxando a trava, termine de esvaziar a câmara. Usando as espátulas ou as mãos (para os pneus de kevlar) retire o pneu do aro e libere a câmara.
Enchemos de novo para localizarmos o furo, que depois devemos assinalar com uma pequena marca. Em seguida devemos lixar a zona do furo e em seu redor, num raio de dois ou três centímetros. Colocamos algumas gotas de cola para remendo sobre o furo e sobre a zona onde ficará colocado o remendo. Deixamos secar alguns minutos, pegamos o remendo e retiramos a proteção de alumínio e aplicamos sobre a superfície pressionando em seguida para a completar aderência.

24– É necessário mudar o guidom depois de uma queda?
Se a queda foi muito forte e o guidom amassou ou dobrou, é recomendado trocar. Se não foi assim tão dura e nada aconteceu com o guidom, não será tão necessário. Alguns fabricantes de guidons de alumínio recomendam a substituição de dois em dois anos, independentemente das circunstâncias, devido a fadiga do próprio alumínio.
25– Tenho medo nas descidas com muita inclinação, como posso melhorar a minha bicicleta?
Isso é algo que nos acontece a todos em maior ou menor medida. A solução passa por substituir o avanço por outro de maior inclinação, mais levantado ou de menor comprimento. Isso fará com que mantenhamos o peso do corpo mais para trás, permitindo-nos controlar melhor a situação. Com um guidom curvo também podemos obter um resultado semelhante. Uma coisa ou outra, ou até mesmo as duas.

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