quarta-feira, 9 de maio de 2012

49 Dúvidas e 49 Respostas - Final

Amigos,
Estamos finalizando a Série 49 Dúvidas e 49 Resposta, baseada em uma matéria da Revista BIKE Magazine de Portugal.
Espero que tenham curtido as informações e caso tenham outras dúvidas podem mandar para mim que farei o possível para responde-las.



39– De quanto em quanto tempo mudo o óleo da minha suspensão?
É conveniente fazê-lo anualmente com um uso normal da bicicleta. Se competirmos em cross-country ou em menor medida em dual, é conveniente mudá-lo mais vezes. Quanto mais treinarmos ou usamos de bicicleta, mais atenção devemos ter.
40– E o amortecedor?
A priori não é preciso, a não ser que haja vazamentos, ai você deve fazer a revisão. No mais é só ter cuidado com o uso.
41– Gostaria de ir numa prova de competição... como é que sei se estou preparado?
Se você pedala vários dias por semana e realizas treinos de diferente intensidade, não esquecendo os de esforço máximo e pelos menos uma vez por semana faz trilha, sem dúvida que estás preparado.
Inscreva-se na federação do seu estado e dá acompanhe o calendário de competições para que possa ter tempo de se programar.
42– Qual é a melhor posição das tamancas de freio nos V-brake?
A diferença para os antigos cantilever é que enquanto nestes a parte dianteira tocava no aro primeiro que a traseira, nos V-brakes é conveniente que os coloques de modo a que fiquem com a superfície de frenagem fiquem centrados e com contato por igual com o aro.
43– Em que posição eu coloco as manetes de freio?
O ângulo ideal será entre os 30 e 45 graus na horizontal e segundo os nossos gostos. Convém que fiquem numa posição natural e que respeite a inclinação dos nossos braços sobre o guidom, como se fosse um prolongamento dos mesmos.

44– Com um frequencímetro melhorarei o meu rendimento?
Com certeza que sim. É o instrumento da moda. Prepare um  programa de treino entre os modelos que existem e tire mais proveito dele. É a ferramenta necessária para começar a treinar de um modo preciso, fazendo um programa de treino mais útil, ainda que não faça milagres, pois não é mais do que uma ajuda para podermos controlar melhor o treino.
45– É necessário se federar?
É sempre recomendável. Estar federado facilita a participação em eventos oficiais e trás outros benefícios como descontos em lojas e em cursos..
46- Uma bicicleta de mountain bike tem necessariamente que ter bar-ends?
Nem sempre. Este é um aspecto que depende dos gostos de cada um. Até bem pouco tempo quase todo mundo usava bar-ends em provas oficiais e treinos, mas esta situação mudou. Alguns atletas de ponta como Roland Green, vencedor geral da Taça do Mundo, não usam. Também tem a situação vinculada ao uso, normalmente em provas de cross-country com single-tracks não se usa a fim de evitar enganchar na vegetação. Já em subidas longas é bem vindo para facilitar a aplicação da força na pedalada.
47– É necessário usar lentes de cores distintas nos meus óculos?
É recomendável. Ao termos várias lentes melhoramos o contraste e a visão de acordo com o tipo de clima que faça. Em dias com muito sol e muita intensidade de luz, as lentes escuras protegem-nos melhor contra os raios UVA. Já em dias nublados ou a noite as lentes âmbar ou transparente auxiliam na melhora da nitidez e proteção dos olhos.
48– Tenho de lubrificar o canote do selim?
Sim, é conveniente, especialmente se não o movimentamos com frequência. A lubrificação fará com que não emperre no   tubo do selim e possamos movê-lo mais facilmente. Um pouco de óleo é suficiente, caso contrário, de nada nos servirá o aperto do selim.

49– O pneu dianteiro e traseiro têm de ter desenho de biscoitos diferentes?
Não necessariamente, apesar de muitos fabricantes possuírem desenhos diferentes para o pneu dianteiro e para o traseiro. Há uma infinidade de exemplos a favor ou contra, no entanto não é algo que faça grande diferença.
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/B/3/WX/GHNYDI/bigPhoto_0.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário