Estamos finalizando a Série 49 Dúvidas e 49 Resposta, baseada em uma matéria da Revista BIKE Magazine de Portugal.
Espero que tenham curtido as informações e caso tenham outras dúvidas podem mandar para mim que farei o possível para responde-las.
39– De quanto em quanto tempo mudo o óleo da minha suspensão? É conveniente fazê-lo anualmente com um uso normal da bicicleta. Se competirmos em cross-country ou em menor medida em dual, é conveniente mudá-lo mais vezes. Quanto mais treinarmos ou usamos de bicicleta, mais atenção devemos ter. | |
40– E o amortecedor? A priori não é preciso, a não ser que haja vazamentos, ai você deve fazer a revisão. No mais é só ter cuidado com o uso. | |
41– Gostaria de ir numa prova de competição... como é que sei se estou preparado? Se você pedala vários dias por semana e realizas treinos de diferente intensidade, não esquecendo os de esforço máximo e pelos menos uma vez por semana faz trilha, sem dúvida que estás preparado. Inscreva-se na federação do seu estado e dá acompanhe o calendário de competições para que possa ter tempo de se programar. | |
42– Qual é a melhor posição das tamancas de freio nos V-brake? A diferença para os antigos cantilever é que enquanto nestes a parte dianteira tocava no aro primeiro que a traseira, nos V-brakes é conveniente que os coloques de modo a que fiquem com a superfície de frenagem fiquem centrados e com contato por igual com o aro. | |
43– Em que posição eu coloco as manetes de freio? O ângulo ideal será entre os 30 e 45 graus na horizontal e segundo os nossos gostos. Convém que fiquem numa posição natural e que respeite a inclinação dos nossos braços sobre o guidom, como se fosse um prolongamento dos mesmos. | |
44– Com um frequencímetro melhorarei o meu rendimento? Com certeza que sim. É o instrumento da moda. Prepare um programa de treino entre os modelos que existem e tire mais proveito dele. É a ferramenta necessária para começar a treinar de um modo preciso, fazendo um programa de treino mais útil, ainda que não faça milagres, pois não é mais do que uma ajuda para podermos controlar melhor o treino. | |
45– É necessário se federar? É sempre recomendável. Estar federado facilita a participação em eventos oficiais e trás outros benefícios como descontos em lojas e em cursos.. | |
46- Uma bicicleta de mountain bike tem necessariamente que ter bar-ends? Nem sempre. Este é um aspecto que depende dos gostos de cada um. Até bem pouco tempo quase todo mundo usava bar-ends em provas oficiais e treinos, mas esta situação mudou. Alguns atletas de ponta como Roland Green, vencedor geral da Taça do Mundo, não usam. Também tem a situação vinculada ao uso, normalmente em provas de cross-country com single-tracks não se usa a fim de evitar enganchar na vegetação. Já em subidas longas é bem vindo para facilitar a aplicação da força na pedalada. | |
47– É necessário usar lentes de cores distintas nos meus óculos? É recomendável. Ao termos várias lentes melhoramos o contraste e a visão de acordo com o tipo de clima que faça. Em dias com muito sol e muita intensidade de luz, as lentes escuras protegem-nos melhor contra os raios UVA. Já em dias nublados ou a noite as lentes âmbar ou transparente auxiliam na melhora da nitidez e proteção dos olhos. | |
48– Tenho de lubrificar o canote do selim? Sim, é conveniente, especialmente se não o movimentamos com frequência. A lubrificação fará com que não emperre no tubo do selim e possamos movê-lo mais facilmente. Um pouco de óleo é suficiente, caso contrário, de nada nos servirá o aperto do selim. |
49– O pneu dianteiro e traseiro têm de ter desenho de biscoitos diferentes? Não necessariamente, apesar de muitos fabricantes possuírem desenhos diferentes para o pneu dianteiro e para o traseiro. Há uma infinidade de exemplos a favor ou contra, no entanto não é algo que faça grande diferença. |
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