quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ciclista quer pedalar 1 milhão de quilômetros


Ciclista quer pedalar 1 milhão de quilômetros
Foto: Fabiano Arruda/G1 MS

O ciclista Vinicius da Silva, de 28 anos, adicionou Campo Grande à lista de mais de 4 mil municípios percorridos pelo Brasil de bicicleta. De passagem pela capital sul-mato-grossense, ele conta que quer permanecer três dias para recarregar as energias e voltar para casa, em Macapá, onde não aparece há quatro anos.

Depois, Silva vai buscar um sonho: iniciar ainda em 2014 uma viagem para Washington, nos Estados Unidos, e ultrapassar 1 milhão de quilômetros pedalados até 2027.

"Quero entrar para o Guiness [livro dos recordes]", disse ao G1. O aventureiro diz que já percorreu os 27 estados brasileiros, além de países como Uruguai, Peru, Colômbia, Chile e México. Ele conta que já tem 90 mil quilômetros rodados desde que começou sua jornada aos 13 anos de idade.
A história com a bicicleta e o desejo de romper fronteiras em duas rodas começou por uma tragédia familiar. Criado por uma família que o encontrou em uma caixa de sapatos, ele conta que perdeu os pais adotivos em 1999 após um naufrágio de um navio em Macapá. Sem ter para onde ir, ele ficou na casa de um amigo.

"Foi ele [amigo] quem me deu a primeira bicicleta. Tenho orgulho porque, diante de tudo que aconteceu comigo, não me entreguei às drogas ou à marginalidade. Minha paixão é pedalar", disse.
A partir de então, garante que nunca mais abandonou a bicicleta, que carrega barraca, roupas, comida, produtos de higiene, itens para conserto da bicicleta, marcador de quilometragem, farol e câmera fotográfica, itens indispensáveis nas viagens.

Vinicius afirmou que não tem patrocínio e vive de doações. "Quando sobra alguma coisa, durmo em alguma pousada para descansar melhor", relatou.

Para sair pedalando estradas a fora, o rapaz diz não ter medo de percalços que possam surgir, como bichos nas estradas, mas revela um temor capaz de tirar seu sono.

"Tenho medo do homem. Fui assaltado 23 vezes. Levaram bicicleta, computador, bagagem, GPS. A bicicleta que estou é a 30ª que tenho, mas não vou desistir", disse o jovem, que já trabalhou como fotógrafo e cinegrafista.

Além de viajar até a cidade onde fica a Casa Branca, o ciclista revela ter outro sonho: o de conhecer os pais biológicos. "Não faço ideia de quem sejam ou de onde moram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário