sexta-feira, 13 de abril de 2012

Manutenção da Corrente.

A manutenção da corrente da bicicleta é um assunto delicado, pois se trata do componente que transmite a força de sua pedalada para a roda traseira. Como ocorre aplicação de força sobre a corrente, ela se desgaste mais fácil e pode não funcionar corretamente.

O desgaste varia conforme o clima da região, a proximidade com o mar, o uso em terra ou asfalto, a "delicadeza" nas trocas de marcha e até a relação de marchas usadas influencia na rapidez do desgaste (como veremos em outro momento).

Fique ligado: A corrente não dura para sempre. Troque sua corrente antes que ela comprometa outras partes da transmissão.


Você pode verificar o desgaste de sua corrente em casa, sem a necessidade de ferramentas especiais, embora um medidor de desgaste na mão facilite o serviço. Com uma régua ou trena com medidas em polegadas, faça a medição entre os elos, tendo como referencia o pino de ligação do primeiro elo (se você não consegue identificar este pino, escolha um outro aleatoriamente e use como referencia), e o pino que fica a exatamente 12 polegadas do escolhido.

Se a distancia do pino for de até 1/16" da polegada 12, a corrente ainda está boa. Conforme o desgaste ocorre esta distancia aumenta.

Se a distancia do pino for maior que 1/16" da polegada 12, está na hora de trocar a corrente, mas a transmissão provavelmente ainda não está danificada.

Se a distancia for maior que 1/8" da polegada 12, já devia ter ocorrido a troca da corrente. A transmissão já começa aficar comprometida pois há desgaste dos pinhões e coroas.
Quanto maior a distancia a partir de 1/8" da polegada 12, maiores os danos aos pinhões e coroas. Neste caso, uma corrente nova vai ficar pulando entre as engrenagens, e a solução é trocar todo o conjunto da transmissão.

Se você é daqueles que gosta de sentir a perna latejando após uma subida, saiba que você gastou mais corrente que seu amigo que girou, girou e girou o pedal. Portanto, não adianta falar que é com 1000, 1500 ou jogar dinheiro fora trocando com 500 km, tem que medir.

Verifique o desgaste a cada 300Km ou duas semanas de uso extremo.

Para facilitar a vida existem no mercado réguas especialmente para isso. Elas permitem fazer essa verificação em menos de um minuto e sem sujar as mãos. A Shimano tem a TL-CN40 que você encaixa em dois pontos e se encaixar no terceiro, a corrente já era. As outras mostram valores intermediários. Outros modelos são da Park Tool e de mais duas marcas. Os preços variam de mais de 150 reais, caso da Shimano e Park Tool a cerca de 50 reais, caso da Sheng.

Ferramenta da Shimano


Ferramenta da Park Tool


Medidor de desgaste da corrente da Sheng

 

Atenção:
A aplicação da força esta relacionada com o giro da seguinte forma:

Quanto maior o giro menor a aplicação de força sobre a corrente.
Quanto menor o giro maior a aplicação de força sobre a corrente.





Retirada da revista Bicicleta número 02.
Por Equipe Bike Company.
Blog Jota.

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