sábado, 28 de abril de 2012

49 Dúvidas e 49 Respostas - Segunda Parte

6- Que manutenção devo dar à minha suspensão dianteira?
Seja que tipo de suspensão for, o importante é manter as pernas da suspensão sempre limpas e bem lubrificadas com algumas gotas de óleo. Uma visita anual ao teu mecânico de confiança para mudar o óleo ou limpá-la interiormente também é recomendável.
7- E o amortecedor?
O que dissemos para a suspensão, também se aplica ao amortecedor. Apesar de neste caso, não ser necessário desmontá-lo até que surja algum problema. Apenas requer que o mantenhas limpo e bem cuidado. Em condições adversas como muito pó ou lama, é recomendável utilizar um protetor de “neoprene” como os da foto, para evitar um desgaste prematuro.
8- Qual é a posição correta do selim, com a ponta para cima, ou para baixo?
O correto é utilizá-lo sempre na posição totalmente horizontal em relação ao solo. Em descidas, a tendência é levá-lo ligeiramente levantado na ponta, o que faz com que fiquemos com o corpo mais inclinado e com um peso maior sobre a roda traseira. Há quem opte pelo contrário devido a problemas de coluna, ou para evitar uma dor lombar em subidas mais prolongadas.
9– Que manutenção devo fazer aos meus pedais de encaixe?
Se não aparecerem folgas no eixo, simplesmente terá de tentar manter bem lubrificado o mecanismo de mola que é responsável pelo encaixe e desencaixe. De nada adianta lubrificares os tacos.
10– Com um guidom mais alto conseguirei manejar bem a bicicleta?
Muito provavelmente. Uma altura mais elevada, uma maior largura e um maior retrocesso produzido pela curvatura, farão com que você sinta maior segurança e controle da bicicleta. Além disso, você poderá superar obstáculos de uma maneira mais natural e melhorará nas descidas.
11– Como coloco os tacos nas minhas sapatilhas?
Geralmente devemos utilizar os tacos centrados ou ligeiramente levantados no espaço que existe na sola da sapatilha. Devemos colocá-los alinhados de modo a que os pés fiquem paralelos ao pedivela, uma vez encaixados. Ainda há o ajuste de adiantamento que é feito em função da “bola” do pé. O melhor é fazer o bike fit.
12– É melhor um amortecedor de ar ou de mola?
Obtemos uma melhor qualidade de amortecimento com um amortecedor de mola, apesar de haverem certos modelos de ar “de última geração” que fazem a diferença em sensibilidade, progressividade e qualidade de funcionamento. Os amortecedores de ar proporcionam uma resposta mais rápida, principalmente sempre que este vier acompanhado de uma bomba de ar de alta pressão, que muitas vezes acompanha o amortecedor e que lhe permite obter uma maior rapidez.
 
13 – É necessário ter o selim tão alto?
Para evitar lesões e o cansaço prematuro, temos que utilizar o selim na altura correta, o que para muitos poderá ser sinónimo de “alto” à primeira vista. A altura é determinada pela seguinte fórmula: a medida que vem desde o solo até à coxa em centímetros, multiplicado por 0,88. O resultado é a distância desde o eixo pedaleiro até ao ponto médio da superfície do selim.
14 – Pneu de biscoitos ou semi-slick?
Se você prefere andar no asfalto ou em terrenos compactos de dificuldade baixa e secos, assim como em provas onde a velocidade é primordial, use um semi-slick. Em qualquer outro caso onde faças um uso normal de mountain bike, o que muitas vezes resulta em cerca de 95% das ocasiões, você agradecerá estar com um pneu com biscoitos. Na hora de fazer uma curva complicada, numa descida bastante acentuada ou naquela subida íngreme, você notará a diferença.
15– Quando é que devemos lubrificar a corrente?
Sempre que utilizar a bicicleta. Existem óleos para cada tipo de uso, para o seco ou para a chuva. Lubrifique colocando uma gota em cada elo, depois movimente a corrente até espalhar o óleo, depois tire o excesso com um pano e limpe as laterais da corrente para evitar o acúmulo de poeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário