A
nova era de amortecedores (plataforma estável Cv/t, Fox Terralogic,
Romic, etc) introduziu alguns parâmetros e mais complexidade neste
quesito, porém os ajustes básicos descritos aqui ainda continuam sendo
os mais importantes.
É bom lembrar que sempre existe um
compromisso. Ajustes sacrificam um quesito de performance para ganhar em
outro. Não existe ajuste que melhora tudo. Cada usuário deve saber
identificar os quesitos mais importantes para ele de acordo com seu
peso, condições da pista e, o mais impotante, o que cada um acha mais
divertido fazer (alguns chamam isso de “estilo de pilotagem”).
Alguns
ajustes são apresentados a seguir. O nome em inglês é incluído em
parêntesis uma vez que vários garfos/amortecedores são importados e
incluem manual em inglês:
Precarga (preload): Ajusta a “dureza”
do garfo e o “sag” (ver próxima seção). É o ajuste mais comum. Em
suspensões a ar voce ajusta a precarga com uma bomba especial com um
manômetro acoplado. Em suspensões a mola voce ajusta girando algum
botão. Quanto mais precarga, mais duro o garfo e menos ele responde a
impactos pequenos.
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Amortecedor de mola |
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Para amortecedores a Ar. |
Retorno (rebound): É o ajuste mais
importante. Este ajuste controla a velocidade com que a suspensão
retorna à posição normal estendida. Normalmente girando o ajuste de
retorno para “+” você reduz a velocidade deste, girando para “-“ você
aumenta a velocidade. Um garfo com pouco retorno (ou retorno muito
rápido) tende a retornar violentamente em velocidades mais altas
tornando a bicicleta difícil de controlar.
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Ar. |
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Mola |
Compressão de baixa
velocidade (low-speed compression damping) controla a capacidade da
suspensão de absorver pequenos impactos e o quanto o garfo afunda quando
você freia (“brake dive”). Aumentando a compressão de baixa velocidade
você minimiza o brake dive e também o “bob” do garfo quando pedalando
morro acima, mas sacrifica a performance sobre impactos pequenos.
Compressão
de alta velocidade (high-speed compression damping) controla a
quantidade de curso que a supensão usa para absorver impactos maiores.
Aumentando a compressão de alta velocidade você evita que o garfo atinja
fim de curso frequentemente em impactos maiores, mas vai torna-lo mais
“duro” em impactos médios. Reduzir a compressão de alta velocidade faz
com que o garfo use mais o curso e fique mais macio ao longo de todo o
curso. Porém, neste caso o garfo poderá usar mais curso do que o
necessário para absorver um mesmo impacto e também atingir fim de curso
com mais frequência em impactos maiores.
A forma correta de ajustar a suspensão
Suspensão
(dianteira e traseira) é ajustada pelo SAG (Sag é o quanto a suspensão
afunda quando você sobe na bicicleta e fica parado). Voce ajusta o Sag
com a precarga. Quanto maior a precarga, menor o sag.
Normalmente
usa-se em FR e DH (para garfos c/ mais de 100mm) por volta de 30% de
sag, dependendo do gosto do piloto e das condições da pista. Isto
significa, por exemplo, em um garfo de 150mm, voce afunda 45mm ao sentar
na bike.
Uma forma prática de medir o sag é colocar um zip-tie
na canela do garfo e deslizá-lo até este encostar-se ao anel de vedação.
Depois suba na bicicleta (devagar e sem trancos) e fique parado na
posição normal de pedalar (um colega segurando a bike pode ajudar).
Desça da bike (devagar e sem trancos) e meça a distância do zip-tie ao
anel de vedação. Essa distância é o sag.
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Medindo o SAG |
Em amortecedores
traseiros você deve medir o sag do amortecedor e multiplicar pela taxa
de atuação da lincagem para obter o sag do eixo traseiro, pois (ao
contrário do garfo) o curso do “shaft” do amortcedor não corresponde ao
curso do eixo traseiro.
Em garfos de cross country você pode
tentar 10% de sag para XC competição (garfos de 80mm) e 10% a 15% de
sag para garfos de 100mm. Para uso cross country em trilhas tipo
“enduro” mais técnicas você pode ter melhores resultados rodando por
volta de 20% de sag em garfos de 100mm. Estas medidas foram testadas
pelo autor e resultam em um funcionamento do garfo de suspensão que
justifique seu uso como tal. Atletas de elite em competição de XC
frequentemente usam mínimo sag (suspensão mais dura) em circuitos pouco
técnicos.
Os demais ajustes vão sendo determinados com testes e
experiencia. Se o seu garfo/amortecedor tiver ajuste de retorno voce
pode colocar o ajuste na posição do meio e comecar e realizar alguns
testes.
Se ao descer voce sentir a bike tremendo/vibrando muito é
porque o retorno está muito lento para a pista. Pistas com muitos
obstáculos menores, mas bem próximos uns dos outros requerem um retorno
mais rápido, caso contrario a suspensão nao tem tempo suficiente para
retornar à posição inicial antes do proximo impacto, o efeito dos
impactos vai se acumulando e a suspensão vai ficando mais dura. Aumente a
velocidade do retorno alguns clicks e tente de novo.
Se ao
descer voce sentir a bike "pulando" muito, ou tambem com facilidade p/
escapar a frente ao sair de curvas fechadas o retorno está muito rápido e
a suspensao não esta amortecendo como deveria. Diminua a velocidade do
retorno alguns clicks e tente de novo.
Com o tempo voce vai
conhecendo melhor o comportamento do garfo/suspensão e vai poder fazer
os ajustes necessários com poucas (ou nenhuma) tentativa.
A
viscosidade do óleo também pode ser alterada no tunning do garfo. Porém
este procedimento só é recomendado para usuários mais experientes que
entendam bem o funcionamento e o comportamento do garfo que estão
usando. Via de regra é recomendável seguir a viscosidade indicada pelo
fabricante (ex. 7,5 wt SAE nas Marzocchi e FOX; 5 wt SAE em algumas
Manitou), porém usuários muito leves ou muito pesados podem não se
satisfazer com esses valores. Um competidor de XC race pesando menos de
50kg pode achar um garfo com óleo 7,5 wt com retorno muito lento mesmo
com ajustes de compressão e retorno no mínimo, e talvez se beneficiar
com um óleo mais leve, 5 wt por exemplo.
Por outro lado um
competidor de DH de 95 kg ou um praticante de Freeride extremo pode
achar um garfo com óleo 7.5 wt com retorno muito rápido, e talvez se
beneficiar com um óleo mais pesado, 10 wt por exemplo.
Um aspecto
importante que o usuário deve ter em mente neste tipo de tunning é que o
peso do óleo afeta ambos a compressão e o retorno. Por exemplo, o
competidor de XC peso pena acima pode achar interessante o retorno mais
rápido do óleo 5wt, porém o óleo mais leve vai também tornar a
compressão de baixa velocidade mais rápida, resultando em mais bob do
garfo, especialmente pedalando em pé, e, pior ainda, vai aumentar o
brake dive (quantidade que o garfo afunda quando o freio dianteiro é
pressionado). O ideal é que o garfo tenha ajustes de compressão de alta e
baixa neste caso para que o usuário possa compensar o efeito
indesejado.
Aqui finalizamos esta série.
Voltaremos a abordar o tema sob a opinião de outros profissionais.