terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Trilha na Jubaia, Castelo e Mariana

Altimetria e percurso
Promessa de muita chuva.

Amigos leitores, no último sábado eu fui trilhar com o grupo Singletrack junto com meu amigo Edilberto Campelo e mais 6 componente: Luiz Sergio Macêdo, Alex Chaves, Ari Silva, Ricardo Dodt, Israel Silva e o Maurício que se juntou ao grupo no meio do percurso.

Luiz Sergio Macêdo, Alex Chaves, Tarcísio Lima, Ricardo Dodt, Israel Silva & Edilberto Campelo

Luiz Sergio Macêdo, Alex Chaves, Tarcísio Lima, Ricardo Dodt, Israel Silva & Ari Silva

Pista molhada.

Estava agendado um trajeto de aproximadamente 40 km saindo do Balneário Recanto das Águas e seguindo pelo asfalto até a localidade da Jubáia para dai subir a serra contornar e voltar para o local de saida.

Chegando na Jubáia.

Chegando na Jubáia demos uma parada rápida para abastercerde água no último ponto antes de começar a subir.

Ainda fizemos amizades!

Após abastecermos iniciamos a subida pegando uma estrada de terra e seguindo em meio às casinhas e aos olhos curiosos.

Mal começamos a subir e já emcontramos os primeiros obstáculos, uma arvore caida no meio da estrada já advertia o quão divertida seria a trilha!

Mais a frente encontramos um trecho de calçamento bem inregular e ingreme que em alguns momentos nos obrigou a empurrar a bicicleta (confesso que para mim foi quase todo o percurso, kkk)

Uma das coisas importantes que se tem quando se faz trilha é a integração com a natureza e com a população local. É importante parar, conversar e mostrar, principalmente cordialidade e respeito.
Aqui paramos para conversar e comer bananas.

O Ari procurou logo se socializar. Foi cordialidade ou fome?

Haja bananas!
 No meio o percurso foi alterado para tentar uma nova rota que acabou esbarrando com uma propriedade privada onde o dono não permitia que passássemos, nos foi sugerida por um morador uma rota alternativa por meio da mata...

Fazendo o desvio.

O caminho não era fácil e tivemos que andar muito e com as bicicletas no ombro, para melhorar a chuva finalmente chegou, forte e demorada, praticamente toda a parte de mata foi debaixo de chuva, com passagens estreitas, aclives acentuados, muita pedra e lama que acabou por danificar a sapatilha de um dos participantes.

A sapatilha Kombat fora de combate.
E a chuva chegou!

Aqui já estamos praticamente no máximo que pretendemos subir, agora imaginamos que é só descida...
Olhem a elevação.

Em singletracks já é preciso atenção, imaginem em descida, com chuva e muita lama! Adrenalina total!

Quando se sai para uma trilha é preciso ter em mente que o objetivo principal nem é chegar logo, mas curtir o percurso, portanto as brincadeiras foram inevitáveis.
É assim que quem tá na frente espera os demais!

Congestionamento para descer.

Encontramos de tudo nessa trilha.
Vejam como a nuvem encobre o cume.

Quase trocou na bicicleta!

Quando pensávamos que era só descida ainda teve um trecho bem ingreme para subir, mas graças a Deus foi o último...

Depois disso foi realmente só descida, pena que não há fotos, pois ninguem queria parar de descer para tirar fotos! E quem era besta de perder o melhor da diversão?

Somente uma foto do grupo voltando para o ponto de partida, felizes e enlameados.

Foi mais uma trilha ótima organizada pelo Clube Singletrack, percorremos aproximadamente 42 km, desses, 15 km só de subida.
Valeu Singletack e até a próxima!

Vejam todas as fotos no seguinte link: