quinta-feira, 14 de março de 2013

Transmissões

Postado em 22/01/2013 no site da Revista Bicicleta

Transmissões
Foto: Ronaldo Huhm - Instrutor Técnico Shimano Latin America

Em mais uma Palavra do Mecânico, abordarei um tema muito bacana: transmissões. A substituição dos componentes da transmissão já desgastados por um novo conjunto é, aparentemente, uma tarefa fácil, porém, existem alguns detalhes cruciais que devem ser respeitados para que haja o bom funcionamento do conjunto, seja um de alto rendimento ou de linha de entrada.

Com o passar do tempo os componentes da transmissão se desgastam e torna-se necessário realizar uma substituição. Para isso, veja o caminho das pedras para fazer esse trabalho sem erros. Vamos lá!

Principais componentes da transmissão

  • Corrente
  • Cassete (Pinhões)
  • Coroas
  • Polias do câmbio (roldanas)

Principais cuidados na hora da substituição dos ítens

  • Aperte todos os parafusos.
  • Coroas - 10.78Nm.
  • Polias - 3.92Nm.
  • PedivelaHollow Tech II 12 – 15Nm.
  • Feche a corrente utilizando sempre o pino conector tipo ampola (no caso de Shimano). Muita atenção, pois esses pinos possuem uma medida diferente para cada tipo de corrente, seja de 8, 9 e 10 velocidades.
  • Outro ponto a se atentar é a posição das novas correntes para 10 velocidades que são assimétricas e que devem ser montadas da seguinte forma: com a face das inscrições voltada para fora.

Comprimento da corrente

É necessário posicionar a corrente na coroa maior e no pinhão maior do cassete, sem passar pelo câmbio. Para isso, meça a corrente deixando dois elos de folga e reposicione a corrente na posição coroa menor X cassete menor, dessa vez passando pelo câmbio dianteiro e traseiro. Após esse procedimento, você poderá fechar a corrente utilizando o pino tipo ampola fornecido com a mesma.

Nota

Hoje em dia e de agora em diante, as bicicletas serão cada vez mais tecnológicas, leves e precisas. Para alcançar esse padrão devemos trabalhar com muito cuidado e atenção aos detalhes, por isso o ferramental é imprescindível. Utilize sempre o torquímetro e procure informações sobre o torque a ser aplicado em cada parafuso de sua bike.
Essas informações estão disponíveis nos manuais de proprietário e em alguns dos sites dos fabricantes.
Ainda relativo à montagem, mas referente às coroas: Todas as coroas possuem um “ponto” determinante do sincronismo do sistema, que quando desalinhado impede que as marchas mudem suavemente. Esse ponto é determinado por pequenas saliências nas coroas que servem como referência para a montagem das mesmas. Esses pontos devem estar alinhados sempre na linha do braço do pedivela e entre si.

 

Aperto dos parafusos das polias

Muita atenção nesse ponto, pois em caso de soltura, o câmbio e o quadro da bike poderão ser danificados. Sempre aperte corretamente tomando cuidado para não espanar o parafuso, sem deixá-lo frouxo.

Lembre-se sempre que é prudente refazer o ajuste dos câmbios, inclusive conferindo o alinhamento da gancheira do câmbio traseiro, pois se houver um desalinhamento, não será possível um ajuste perfeito, independente da condição de desgaste dos componentes da transmissão.




4 comentários:

  1. Esse post me deixou mais confuso que esclarecido, e olha que eu faço a manutenção completa da minha bike a muito tempo.

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    1. Oi George, o que posso fazer para te ajudar.

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    2. Opa Tarcisio. Rapaz, cade mecanico tem uma maneira de chamar as peças de bike, sempre fiz manutenção de bike com mecanicos proximos a minha casa, aprendi com eles muita coisa, como não compro peças mais modernas não acompanho oS termos usados. Mas obrigado pelo interesse, vou procurar conhecer mais sobre as novas peças. Creio que depois disso, vou compreender seu post.

      Trechos que não compreendi:

      "Feche a corrente utilizando sempre o pino conector tipo ampola (no caso de Shimano). "

      "... e no pinhão maior do cassete,..."

      "Ainda relativo à montagem, mas referente às coroas: Todas as coroas possuem um “ponto” determinante do sincronismo do sistema, que quando desalinhado impede que as marchas mudem suavemente. Esse ponto é determinado por pequenas saliências nas coroas que servem como referência para a montagem das mesmas. Esses pontos devem estar alinhados sempre na linha do braço do pedivela e entre si."

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    3. Olá George,
      O pino tipo ampola é um pino composto por duas partes separadas por uma junção tão pequena que o conjunto parece uma ampola, uma serve como guia e a outra é o pino, a primeira é quebrada após a instalação do pino.

      Pinhão é como se chama a "catraca", no caso é a catraca maior do cassete.

      Quando vc monta um sistemas de coras ele é fixado no pedivela por 4 parafusos e que se vc quiser tem 4 opções de montagem alternando a posição dos parafusos, porem há uma posição certa que coloca as ranhuras das coroas de forma que a corrente passa de uma para outra ccom mairo rapidez, sem fazer barulho e de forma "macia".

      Qualquer dúvidas pode falar.

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