quinta-feira, 21 de março de 2013

Avaliação: Ciclovia da Av. Osório de Paiva

Algumas vezes eu postarei matérias do meu camarada Lucas Landim e associados do Site Massa Crítica Fortaleza, como esta sobre a ciclovia da Av. Osório de Paiva.

 

Dia 19 de janeiro de 2013, aproveitando um passeio à Maranguape, fizemos, ou melhor, tentamos avaliar a ciclovia da Av. Gen. Osório de Paiva.
Pegamos a bem no início, logo depois do Posto Marcus Moreira e, de cara, percebemos que a tarefa não seria nada fácil!

Ciclovia da Av. Osório de Paiva
Ciclovia da Av. Osório de Paiva

A ciclovia é bem larga com alguns afunilamentos em cruzamentos mas é totalmente inapropriada para o uso de bicicleta. A água fica acumulada em muitos pontos da ciclovia em dias de chuva que, alidada a presença de lixo, pode se tornar um fator de risco à saúde dos ciclistas que utilizam esta ciclovia.

Ciclovia da Av. Osório de Paiva
Muitos pontos ficam alagados

Também encontramos lixo, restos de construção e árvores. Os pontos de acesso à ciclovia inexistem! O ciclista que quiser entrar e sair da ciclovia precisa, literalmente, desmontar da bicicleta, passar pela calçada, descer um enorme batente (correndo risco de cair com a bicicleta nas costas) para ter acesso à ciclovia.

Lixo na ciclovia e piso cheio de rachaduras e irregular por toda extensão da ciclovia.
Lixo na ciclovia e piso cheio de rachaduras e irregular por toda extensão da ciclovia.

Existem valas que dificultam a locomoção. Um ciclista distraído cairia facilmente. Somos obrigados a praticamente parar a bicicleta para passar por elas.

Valas profundas
Valas profundas

Com tantos buracos, detritos, lixo, cacos de vidro e deformações no piso, tivemos um pneu furado!

Pneu furado e lixo ao fundo
Pneu furado e lixo ao fundo

Infelizmente não conseguimos avaliar toda a extensão da ciclovia. Não tivemos saco para utilizá-la devido a impossibilidade de pedalar numa velocidade adequada e o piso faz parecer que estamos operando uma britadeira ao invés de pedalar. Para quem nunca andou de bicicleta e não sabe o que um piso irregular faz ao ciclista, o vídeo abaixo, filmado nessa ciclovia, ilustra bem a situação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário