sexta-feira, 15 de março de 2013

Ajuste rápido de câmbios


Ajuste rápido de câmbios
Foto: Ronaldo Huhm - Instrutor Técnico Shimano Latin America
O assunto deste artigo é de interesse de todos os amantes das bikes: ajuste de câmbios. Esse procedimento é simples e essencial, pois ajuda a preservar as peças da transmissão e evita que o passeio seja encurtado devido a uma possível quebra do componente.
Começamos o procedimento pelo câmbio dianteiro, que pode realizar uma comutação para coroas duplas ou duas comutações, em casos de coroas triplas. Este é um componente muito importante e o ajuste apropriado facilita muito a pedalada. Mas nem só de ajuste vive o câmbio dianteiro. É importante mencionar a compatibilidade de produtos.
Como mencionado, os câmbios podem ser:
  • Duplos (duas coroas)
  • Triplos (três coroas)
Atenção: procure evitar misturar produtos de marcas diferentes, pois os fabricantes empregam tecnologias diferentes que, se combinadas, podem não apresentar um bom rendimento.
As especificações do produto devem ser respeitadas para obter um rendimento de mudança satisfatório. É muito comum a combinação incorreta: coroas duplas X câmbio triplo. Existe a falsa impressão de que basta limitar o câmbio triplo que irá funcionar com coroa dupla, mas cada câmbio possui um perfil próprio, por isso é necessária a combinação do conjunto.

Raio X de um câmbio dianteiro

Agora que você já conhece alguns detalhes do câmbio dianteiro já podemos falar um pouco da regulagem. Ao observar o câmbio de perto você notará parafusos com as inscrições “H” e “L”, que significam HI e LOW, uma referência para a velocidade que aquela posição lhe proporcionará: HI - alta velocidade e LOW - baixa velocidade.
Ao ajustar o parafuso “H” você limitará a amplitude de movimento do câmbio, evitando assim que a corrente caia para fora do pedivela.

Ao ajustar o parafuso “L” você limitará a amplitude de movimento do câmbio, evitando assim que a corrente caia para dentro do pedivela, entre o quadro e as coroas.

Trocadores

Além dos batentes, outro ponto muito importante para o funcionamento correto do câmbio é a tensão do cabo. Os câmbios são acionados a partir de um trocador ou alavanca que recolhe ou libera o cabo de acordo com o acionamento, fazendo com que o câmbio se mova conduzindo a corrente pelas engrenagens (coroas ou cassetes). Para que essas alavancas acionem os câmbios corretamente, de acordo com o passo indexado de cada marcha, a tensão do cabo deve ser apropriada: nem muito esticada nem muito frouxa.
Quando triplo, posicionado na coroa do meio e cassete maior, a placa interna do câmbio deve estar a 0.5 mm de distância da corrente. Na alavanca, geralmente existe um “esticador” que permite realizar o ajuste de tensão do cabo, possibilitando a sincronia das marchas. O procedimento para esticar ou soltar o cabo é o mesmo tanto para o câmbio dianteiro quanto para o traseiro. Em ambos podemos esticar ou afrouxar os cabos através desse esticador que fica posicionado no trocador ou no câmbio traseiro, mas nunca no câmbio dianteiro.

Câmbio Traseiro

No câmbio traseiro também existem os batentes ou limitadores que, assim como no dianteiro, possuem a mesma função, ou seja, limitar a área de atuação do câmbio. No entanto, no câmbio traseiro existe um outro parafuso de ajuste muito importante: o parafuso de “tensão B”.

Posicionamento do limitador de alta velocidade

Mas, cuidado: existe um ponto ao qual é necessária atenção: a gancheira do câmbio (parte do quadro da bike onde é fixado o câmbio traseiro). Caso haja uma queda ou batida no câmbio, essa peça serve como um fusível (inclusive, esta palavra é utilizada para designar a gancheira em alguns países latinos). Caso ela entorte, isso influenciará no trabalho do câmbio, uma vez que o mesmo ficará fora de alinhamento dificultando o ajuste e a troca das marchas. Nesse caso, procure uma loja especializada o quanto antes para realizar o alinhamento da gancheira ou até mesmo a sua troca.

 

Posicionamento do limitador de baixa velocidade


Publicado no site da Revista Bicicleta em 22 de janeiro de 2013.

3 comentários:

  1. Olá, Tarcisio, mais uma vez eu aqui. Você poderia me explicar melhor o parafuso de “tensão B”, não consigo saber o uso dele. Minha marcha traseita está desregulada, quando passo a marcha traseira no rapid fire da shimano que tenho, ele desce normal para as pesadas, mas quando vou subir, preciso subir 2 pra poder passar uma. O mecanico disse que era falta de regulagem ou conduite sem lubrificação, mas nunca peguei uma bike com rapid fire regulado. Pode me ajudar também com essa regulagem?

    Veja ai as fotos do meu conjunto

    http://dl.dropbox.com/u/87889212/20130328_212635.jpg

    http://dl.dropbox.com/u/87889212/20130328_212527.jpg

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    Respostas
    1. Oi George, desculpe a demora para responde, mas estava viajando.

      Não sou mecânico, rsrs, mas tentarei te responder de acordo com o que colhi com o Timóteo da Fortal Bike, o parafuso de tensão B é para fazer um ajuste fino de regulagem de sincronia da passagem da corrente, com ele vc consegue deixar mais justa a passagem eliminado ruidos e demoras na mesma. Alguns cambios usam um esbarro com rosca no conduite para fazer esse ajuste.

      Quanto ao problema da passagem de marchas do seu cambio, eu andei pesquisando e podem ser várias coisas:
      -Um desgaste desigual entre correte e catracas;
      -Apenas um ajuste fino no cabo;
      -Falta de lubrificação nos cabos e conduites;
      -A necessidade de troca dos cabos...

      O melhor é levar num mecânico de sua confiança para ele avaliar o problema.

      Independente da marca e modelo existe um ponto de equlíbrio para a passagem das marchas, lógico que quanto mais preciso (e caro) for o conjunto mais macia e rápida será essa passagem.

      Espero ter ajudado em algo.

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    2. Lhe agradeço a atenção, me ajudou bastante. Obrigado!

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