quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Alimentos que Devemos Evitar Antes de Treinos ou Provas.

O QUE NÃO COMER ANTES DA PROVA!


Muito se fala e se especula sobre quais alimentos e /ou suplementos são melhores (ou mesmo ideais) para serem consumidos antes de provas e treinos. Mas, poucas pessoas se lembram que há alimentos que devem ser evitados nessas situações. Alguns estudos realizados com atletas mostram que determinados nutrientes, ou mesmo alimentos, podem interferir negativamente no rendimento, podendo comprometer a prova muito mais do que imaginamos. A seguir alguns exemplos de alimentos que costumam não “cair” bem quando consumidos no dia ou no dia anterior à provas. Claro que não é uma regra, porque cada organismo reage de uma forma, mas são informações importantes na escolha de uma ou outra preparação.

1.                    Alimentos gordurosos: alimentos com alto teor de gorduras digerem mais lentamente e não são recomendados nos dias de provas.  Frituras e carnes como picanha devem passar bem longe do almoço daqueles que competirão à tarde. Excesso de manteiga ou margarina no pão do café também não é das melhores alternativas. Chegar com o estômago pesado na prova é ruim porque o organismo irá concentrar parte do fluxo sanguíneo para a digestão. Para evitar a má digestão, invista em carnes magras e laticínios desnatados e evite frituras e molhos cremosos.
 
2.                    Excesso de fibras: as fibras alimentares são nutrientes essenciais para uma alimentação saudável. Porém, em dias de competição elas podem ter ocasionar um “efeito adverso”, principalmente para aqueles que não estão acostumados. Não são raros os casos de atletas que apresentam diarreias durante provas de diferentes modalidades. Como as fibras auxiliam o funcionamento intestinal, no dia da prova recomenda-se evitar verduras cruas e frutas com casca (além de alimentos integrais com alto teor de fibras). Na hora de escolher as frutas, prefira a banana ou maçã e pera sem casca e opte por verduras e legumes cozidos.
 
3.                    Alimentos “perigosos”: pode até parecer óbvio, mas tem muita gente que decide comer algum alimento novo, ou vai a um restaurante mexicano, no dia anterior à prova. Qualquer alimento diferente daqueles que você está habituado a consumir podem gerar desconforto abdominal e diarreia. Pimentas estão na lista dos que devem ser, e muito, evitados.
 
4.                     Leite e derivados: os laticínios são produtos que devem ser consumidos com cautela. Existem muitos adultos com intolerância à lactose (não conseguem digeri-la) que podem ter desconforto gastrintestinal se consumirem tais produtos. O recomendado para quem sente desconforto ao consumir lácteos é dar preferência para iogurtes. Os iogurtes são mais facilmente digeridos, inclusive por quem tem intolerância, devido à presença de microrganismos. Mas, muito cuidado com o iogurte que você consome. Existem marcas no mercado que são próprios para regulação intestinal.
 
Lembrem-se que saber o que consumir e também o que não consumir antes e durante as provas pode ser um passo importante na melhora do rendimento.
Milena M Pires

Retirado do Blog do Professor Hélio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário