quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Provas de MTB

Continuando contribuindo, nosso amigo Edilberto me sugere abordar os tipos e categorias de provas de ciclismo que existem, começando pelo MTB.
 
 
Existem hoje, apenas duas modalidades tidas como oficias no Mountain Bike (MTB), totalmente baseadas no esporte original, cujas siglas são mais conhecidas como XCO e XCM.

O "XCO", Cross Country Olímpico, são provas em Circuitos fechados, com extensão a partir de 4 km. São provas de "voltas", onde o biker passa varias vezes por um mesmo ponto.



No XCO, o simples fato de saber que irá passar pelos mesmos pontos várias vezes faz com que o biker precise analisar cada circunstância volta a voltaestabelecendo os melhores e piores pontos para ultrapassagens e a melhor maneira de encarar subidas e descidas. Há também o congestionamento da pista, provocado por ciclistas mais lentos, que acabam atuando como dificuldade adicional. O cansaço físico e mental aparece por conta das repetidas passagens por trechos difíceis, exigindo do biker uma grande determinação para completar as voltas do circuito. As distâncias médias para provas de XCO ficam entre 20 e 35 km.

No XCO são exigidos apenas os itens básicos do MTB: Uma bike boa e confiável e os equipamentos de segurança normais (luvas, óculos e capacete). Em competições de XCO sempre há uma “área de apoio” definida pela organização da prova, onde o competidor pode receber auxílios de nutrição (água e alimentos) ou mecânicos. Assim, ele não precisa levar nada consigo no decorrer da prova.





 Já o “XCM”, ou Cross Country Maratona, são provas de longa distância, para ser percorrida entre dois pontos. As provas de Maratonas, XCM,  possuem distancias médias que variam de 50 a 120 km. Há também as ultra-maratonas, como as famosíssimas Cape Epic, na África do Sul, a Trans Alp Challenge, que cruza vários países na Europa e a La Ruta de los Conquistadores, na Costa Rica.



No XCM, as dificuldades estão nas longas distância a serem percorridas e no desconhecimento do terreno, que atuam como fatores que comprometem o rendimento do biker. É necessária uma boa resistência física, aliada ao grande controle mental para percorrer várias dezenas de quilômetros em ritmo forte, às vezes absolutamente sozinho. Além disso, o ciclista precisa ser auto-suficiente, pois em muitas ocasiões estará bem distante de socorro. Isso exige um bom conhecimento de mecânica, além de provisões de água ou isotônicos e alimentos como barras energéticas. Em trajetos realmente longos (acima de 100km), pode ser recomendável o conhecimento de leitura de mapas, planilhamento ou GPS.



No XCM é necessário que o atleta leve seu próprio suporte técnico, pois muitas vezes estará isolado e distante de qualquer possibilidade de auxílio. Assim, se faz necessário o transporte de caramanholas de água ou bolsas de hidratação, além de provisões rápidas, ferramentas e câmaras de ar de reserva. 
 
 

Um kit básico de ferramentas para longas distâncias deve conter:

- 1 ou 2 câmaras de ar de reserva ou kit de remendos

- Bomba de ar pequena ou cilindro de CO2

- Chave de corrente

- Chave de raio

- 2 ou 3 raios de reserva (podem ser fixados no tubo do Canote com fita adesiva)

- Kit de chaves Allen

- Pequeno frasco plástico com óleo de corrente (frascos de colírio ou de novalgina são ótimos)
 
 

POR OUTRO LADO, EXISTEM AINDA, PROVAS ESPECIFICAS, COM OUTROS TIPOS DE REGRAS, NÃO RECONHECIDAS PELAS ENTIDADES OFICIAIS DE CICLISMO, MAS QUE POSSUEM TAMBÉM SUA IMPORTANCIA PARA O CICLISMO. 

DESTACAMOS ENTRE ELAS, AS PROVAS FEITAS COM PLANILHAS DE ORIENTAÇÃO , QUE PODEM SER MODALIDADE DE VELOCIDADE (BIKE CEARÁ) OU DE ENDURO DE REGULARIDADE, E QUE NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO DISPUTADAS POR DUPLAS DE ATLETAS.

EXISTEM AINDA AS PROVAS DE RALLY (PIOCERÁ), COM REGRAS E NORMAS PRÓPRIAS.

NAS PROVAS DE PLANILHAS DE ORIENTAÇÃO, MODALIDADE VELOCIDADE, NORMALMENTE DISPUTADA POR DUPLAS, QUE LARGAM TODAS JUNTAS, GANHA, A DUPLA QUE SEGUIR CORRETAMENTE O PERCURSO DESIGNADO NAS PLANILHAS, PASSANDO EM TODOS OS PONTOS DE CONTROLE, NO MENOR TEMPO POSSÍVEL.

JÁ NAS PROVAS COM PLANILHAS DE ORIENTAÇÃO, MODALIDADE ENDURO DE REGULARIDADE, DISPUTADO INDIVIDUALMENTE OU POR DUPLAS, as regras são as mesmas de um enduro de motos e carros. A prova de enduro se resume em realizar um percurso pré determinado pela organização, superando obstáculos naturais e percorrendo estradas, trilhas, montanhas, etc, com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido controlado por postos de controle.   

Não é uma prova de velocidade, e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam numa planilha de orientação, e também o tempo de prova, possibilitando ao biker interpretar a planilha e passar o mais próximo do tempo ideal em cada ponto de controle da trilha.

ENFIM, RESUMO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE PROVAS DE MTB:

- XCO, CIRCUITO (OFICIAL)
- XCM, MARATONA (OFICIAL)
- PROVA DE PLANILHA DE VELOCIDADE
- PROVA DE PLANILHA ENDURO DE REGULARIDADE
- RALLY

ENTIDADES OFICIAIS QUE NORMATIZAM AS REGRAS:

- UCI / UNIÃO CICLISTICA INTERNACIONAL (MUNDIAL)
- CBC / CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO (BRA)
- FCC / FEDERAÇÃO CEARENSE DE CICLISMO (CE)

Então funciona mais ou menos assim, a entidade maior, UCI, dita as regras internacionais, e as demais, CBC, e consequentemente FCC e demais Federações Estaduais aqui no Brasil, seguem organizando as provas com tais NORMAS TÉCNICAS E REGRAS ESTABELECIDAS.

Obs: Informações coletadas em sites do esporte, e web em geral.

Calendário Provas Oficiais Federação Cearense de Ciclismo 2013.

Puta sugerida pelo meu amigo Edilberto do Clube Singletrack.

Divulgado oficialmente o calendário de provas de ciclismo para 2013, da entidade maior do esporte no estado. Provas para todos os gostos, em diversas regiões do estado, dando oportunidade de atletas de todas as regiões participarem.

Destaque inicial para o dia 31 de Janeiro, quando toma posse a nova diretoria da Federação Cearense De Ciclismo, que vai gerir a entidade e o ciclismo cearense pelos próximos anos. Então, hora de se preparar e se programar, para participar!







http://federacaocearensedeciclismo.blogspot.com.br/

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CAMPANHA, SANGUE DO MTB NAS VEIAS



O GRUPO DE MOUNTAIN BIKE SINGLETRACK, FORMADO POR AMIGOS QUE PRATICAM O CICLISMO FORA DE ESTRADA, LANÇA NESTE MÊS DE JANEIRO, A CAMPANHA "SANGUE DO MOUNTAIN BIKE NAS VEIAS", QUE VISA ATINGIR UMA META DE DOAÇÕES DE SANGUE, AO HEMOCE - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.

A IDÉIA DA CAMPANHA JUNTO AO ÓRGÃO, PARTIU DE SESSÉ MOTA, UMA DAS PARTICIPANTES ATIVAS E ORGANIZADORAS DO GRUPO, QUE TAMBÉM É ATIVAMENTE DOADORA DE SANGUE.

A CAMPANHA FOI PLANEJADA NESTE PERÍODO DO ANO POR UM PREOCUPANTE MOTIVO, INCLUSIVE VEICULADO DIAS ATRÁS, EM UMA EMISSORA DE TV. 

EM JANEIRO MÊS DE FÉRIAS, OCORRE UMA REDUÇÃO NO NUMERO DE DOAÇÕES DE SANGUE. SITUAÇÃO ESSA, QUE PREOCUPA, POIS LOGO VEM O CARNAVAL, QUE É QUANDO MAIS SE PRECISA DE SANGUE NO HEMOCE. PORTANTO, ESTAMOS LANÇANDO A CAMPANHA NUM PERÍODO BASTANTE PROPICIO, PARA TENTAR MINIMIZAR OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELO ÓRGÃO NESTE PERÍODO. 

A CAMPANHA VISA TAMBÉM, DIVULGAR A IMPORTANCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE NA SOCIEDADE E PRINCIPALMENTE NO MEIO ESPORTIVO, ONDE MUITOS ATLETAS E PESSOAS PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA CONSTANTEMENTE, LEVANDO UMA VIDA SAUDÁVEL, E ASSIM PODEM SEMPRE QUE POSSÍVEL  AJUDAR OS BANCOS DE SANGUE, ATRAVÉS DA DOAÇÃO, EM UM ATO DE AMOR AO PRÓXIMO.

NOSSA CAMPANHA ENTÃO, SE REALIZARÁ DIA 02 DE FEVEREIRO DE 2013, UM SÁBADO, ANTES DO CARNAVAL.
A CAMPANHA DO GRUPO SINGLETRACK VISA ATINGIR O MINIMO DE 50 DOAÇÕES DE SANGUE NESTE DIA 02 DE FEVEREIRO. CADA DOADOR, RECEBERÁ UMA CAMISA DE PASSEIO DO GRUPO DE MOUNTAIN BIKE, ALUSIVA A CAMPANHA, CONFORME MODELO, EM ANEXO. 

A CAMPANHA É ABERTA A QUALQUER CICLISTA, TANTO DO GRUPO SINGLETRACK COMO DE OUTROS GRUPOS, ALÉM DE ATLETAS LOCAIS E PESSOAS QUE DESEJEM ADERIR A CAMPANHA. CASO A PESSOA NÃO POSSA SER DOADOR, RECOMENDA-SE LEVAR ALGUÉM QUE POSSA, PARA CONTRIBUIR COM A CAMPANHA.
 
 

AS CAMISAS QUE SERÃO DADAS AOS DOADORES, FORAM DISPONIBILIZADAS COM O APOIO DE 6 EMPRESAS, PARCEIRAS DO GRUPO SINGLETRACK DE MTB, QUE VIABILIZARAM A IDÉIA, COMO UMA FORMA DE PROPICIAR UM INCENTIVO A MAIS, A CAMPANHA DE DOAÇÃO. 

AS EMPRESA SÃO, LOJA SAVANA BIKE SHOP, MADEIREIRA TUPY, UNIMEK, BOM SUCESSO PLÁSTICOS, ATHILA MENDES REPRESENTAÇÕES, E MSC HOSPITALAR.

A CAMPANHA AINDA TEM O APOIO DA REVISTA DE CICLISMO BIKEFIT, ESPECIALIZADA NO ESPORTE E AFINS.

UM DETALHE IMPORTANTE A SER DIVULGADO AOS CICLISTAS QUE PRETENDEM ADERIR A CAMPANHA, É QUE NÃO SE PODE FAZER QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA ANTES DA DOAÇÃO, POR ISSO NINGUEM DEVE IR PARA O HEMOCE, NO DIA DA CAMPANHA, PEDALANDO. 

ABAIXO, LISTAMOS INÚMERAS INFORMAÇÕES, PARA AQUELAS PESSOAS QUE TEM QUALQUER TIPO DE DUVIDA, EM RELAÇÃO A DOAÇÃO DE SANGUE. INFORMAÇÕES ESTAS, TIRADAS DO SITE DO HEMOCE.
CAMPANHA: SINGLETRACK, "SANGUE DO MTB NAS VEIAS"
DATA: 02 FEVEREIRO DE 2013
HORÁRIO: 08HS AS 15HS
LOCAL: HEMOCE
 
HEMOCE - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará
Av. José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo, CEP: 60.431-086, Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3101.2296 - hemoce@hemoce.ce.gov.br
SABADO 08HS AS 15HS



SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE, LEIA AS INFORMAÇÕES ABAIXO:


Passo a Passo da Doação de Sangue


PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO:
- Estar bem de saúde.
- Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
- Ter entre 16 e 67 anos. Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, devem ter consentimento formal do responsável legal.
- Ter mais de 50kg.
- Estar bem alimentado.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

OUTROS REQUISITOS:
Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade;
Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses;
Se você não sofre de Epilepsia;
Se você não tem ou teve Sífilis;
Se você não é diabético;
Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano); 
Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;

 

Mas, antes da doação o doador passa por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir ou não, sua doação. 

Atenção!
Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.


 
DOAR SANGUE É SEGURO: 
O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia.
A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias.


PROCESSO PARA DOAÇÃO DE SANGUE



1 – Identificação do Doador 
Procure a recepção e apresente o seu documento de identificação (por determinação da Portaria nº 1353/2011, de 13 de junho de 2011, do Ministério da Saúde, todos os doadores de sangue devem apresentar um documento de identificação oficial com foto, para garantir a fidelidade das informações). Será entregue uma senha para viabilização de seu cadastro e solicitadas informações para contato, de forma a garantir a comunicação do Hemoce com o doador.


2 – Pré-Triagem
Após a realização de seu cadastro, serão realizados exames de verificação de pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Todo material utilizado é descartável.


3 – Triagem Clínica
Antes de doar sangue, o candidato passa por uma entrevista individual sobre hábitos, doenças passadas e atuais e medicamentos em uso. Após esta pequena consulta, o profissional da triagem avalia se o candidato pode ou não fazer a doação de sangue com segurança. Seu objetivo é prevenir complicações para o doador e diminuir o risco de transmissão de doenças infecciosas pelo sangue. Por isso, é muito importante que todas as perguntas sejam respondidas com sinceridade e clareza.


4 – Voto de Auto-exclusão
O doador tem a oportunidade de confirmar ou não a veracidade das informações prestadas durante a triagem clínica com o voto de auto-exclusão. Esta etapa é totalmente sigilosa e garante a segurança na transfusão do sangue para o paciente


5 – Lanche
Antes da coleta de sangue, o doador faz um lanche para melhorar os níveis de glicemia (açúcar) e hidratação, diminuindo os riscos de passar mal ou ter outros problemas durante a doação. Depois do lanche é preciso esperar pelo menos dez minutos para iniciar a coleta.


6 – Coleta de Sangue
Nesta etapa o doador é orientado a lavar os braços (local da punção) com água e sabão. A doação é feita através de punção com agulha em uma veia do braço, com material estéril, descartável e padronizado, o que permite a coleta do sangue no tempo e quantidade adequados, além de assegurar que não haverá contaminação do doador. O volume máximo de sangue colhido é de 450 ml em um tempo médio de 7 minutos.


Após a doação, o sangue será examinado nos laboratórios do Hemoce para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II. Cerca de 45 dias após a doação o laudo com resultado dos exames estará disponível no Setor de Resultados de Exames, no Hemocentro onde foi feita a doação.

comprovante de doação será enviado, via correio, para a residência do doador, após 40 dias da doação. Caso seja preciso algum esclarecimento nos exames realizados, será emitido uma convocação por carta para uma nova coleta de amostra de sangue.

Cuidados Pós-doação

- Permanecer pelo menos 15 minutos no serviço após a doação;
- Não fumar no período de duas horas;
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas 6 horas;
- Aumentar a ingestão de líquidos nas próximas 24 horas;
- Evitar grandes esforços fisicos por algumas horas;
- Nas próximas 24h pós-doação, evitar desempenhar atividades de risco (manipular máquinas de corte ou tornos, trabalhar em andaime ou grandes alturas, dirigir transportes coletivos ou motocicletas).

O QUE VOCÊ DEVE FAZER CASO APRESENTE:

- Hematoma ou mancha arroxeada no local da punção da agulha:

Aplicar compressas de gelo no local nas primeiras 6 horas. Em seguida, pode-se usar alguma pomada com ação anti-inflamatória.


- Flebite (vermelhidão e dor no local da punção):

Aplicar compressas de água morna no local e procurar o Serviço de Enfermagem do HEMOCE.
 

- Mal-estar ou desmaio:

Sentar-se e colocar a cabeça abaixo dos joelhos ou deitar-se com os pés em nível acima da cabeça.

PORQUE O HEMOCE PRECISA DE DOADORES DE SANGUE ?

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NISSO ?


  1. O sangue humano é usado no tratamento de várias doenças, cirurgias e acidentes. Pode representar a diferença entre a vida e a morte para pacientes que precisam de uma transfusão.
  2. A comercialização do sangue não é permitida pelas leis brasileiras e a única forma de se conseguir sangue para uma transfusão é através da doação de pessoas que procuram o hemocentro espontaneamente.
  3. De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de sangue no Brasil deve ser voluntária, altruísta, anônima e não remunerada.
  4. Em algumas situações, como hemofilias, plaquetopenias, hemorragias graves e outros, o uso de sangue e hemoderivados não pode ser substituído por outro tipo de medicamento ou outros recursos terapêuticos.
  5. Qualquer pessoa pode vir a precisar de uma transfusão de sangue, mesmo aquelas que hoje não tem nenhuma doença.


    Para quaisquer outras informações procure a Captação de Doadores FONE (85) 3101.2300.



terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cuidado com a bicicleta no topo do carro


Uma das maneiras mais seguras de transportar a bicicleta no carro é em um bagageiro no topo do veículo. Mas isso não quer dizer que acidentes não podem ocorrer.

É sempre bom ficar esperto para que não aconteça o que pode ser visto abaixo. Ou seja, cuidado com a altura dos portões, viadutos e pontes quando a bicicleta estiver sobre o carro! :)


Segundo a normatização do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o melhor modo de transportar sua bicicleta sobre quatro rodas é por meio da canaleta instalada sobre o carro.
Outro modo muito usado pelos ciclistas, o rack na traseira dos veículos, pode prejudicar a visão do motorista, obstruir a identificação da placa do carro e ainda exceder a largura do carro. Além disso, levar a bicicleta dentro do veículo pode ser bem perigoso. Saiba mais aqui!

Retirado do Site VOU DE BIKE.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

COMPORTAMENTO NAS TRILHAS DE MTB

NOSSO AMIGO EDILBERTO DO GRUPO SINGLETRACK ME MANDOU ESTAS DICAS QUE COMPARTILHO COM VOCÊS AGORA.



Para quem já faz trilha e para quem pretende se  aventurar pelas trilhas, aqui vão algumas dicas importantes, para gravarmos e usarmos no dia a dia da pratica do MTB.

Não há um código de conduta oficial para a prática do mountain bike, mas espera-se que um praticante do esporte observe uma certa “etiqueta” nas trilhas, sobretudo porque ele muitas vezes estará em ambientes naturais, passando por localidades com costumes próprios e por vezes poderá cruzar até propriedades privadas. 

Ciclistas, por serem relativamente pouco numerosos, costumam ser vistos como pertencentes a um mesmo grupo, de forma que o comportamento de um tende a ser atribuído à “categoria”: daí uma responsabilidade ainda maior de um ciclista sobre seus atos. 



A regra geral é usar bom senso e educação, mas seguem algumas sugestões específicas:

Ao encontrar uma porteira fechada, deixe-a fechada. Se estiver aberta, deixe-a aberta. Deixe-a sempre como a encontrou, ou poderá causar problemas a terceiros, com gado mudando de terreno ou fugindo. Se estiver pedalando em grupo, avise sempre a quem vem atrás de você se ele deve fechar ou deixar aberto, e ele deve fazer o mesmo com o ciclista seguinte, até o último.

Se tiver duvidas de percurso, em BIFURCAÇÕES, pare até chegar o resto do grupo ou o Líder que conheça o caminho, para decidir por onde seguir. Ir no caminho errado, só causa transtornos a todos, e ninguém tem nenhuma obrigação a ir atras de quem seguiu errado;

Também em BIFURCAÇÕES, os ciclistas que vão á frente do grupo e que conhecem o percurso, podem marcar qual dos caminhos vai ser seguido, ou qual não deve ser (ALGO QUE DEMONSTRE UM BLOQUEIO Á PASSAGEM - TAIS COMO GALHOS). Os que vem atrás, aprendam a orientar-se, observem RASTROS DEIXADOS, objetos que bloqueiam uma passagem, significando que é ou não se deve ir por aquele caminho, etc.

Ao chegar de carro em algum lugarejo onde vai começar o pedal, evite som alto e gritarias, sobretudo se for cedo. Lembre-se que esses locais são calmos, e você é que é a visita – portanto, você é que deve se adequar ao ambiente.

É tão óbvio que nem merecia ser comentado: leve todo o seu lixo de volta. Não deixe pela trilha embalagens de sachês de carboidratos, barras de cereais, biscoitos, enfim, nada.

Cumprimente os passantes que encontrar pelo caminho (Bom dia, Boa Tarde): lembre-se que esse ainda é um hábito comum nas regiões rurais.

Quando cruzar com motociclistas ou motoristas, avisar a ele que vem mais ciclistas atras, fazendo sinais com as mãos.

Se estiver numa subida ou descida técnica e estreita, que precisar descer e empurrar a bike, desça e procure ficar do lado direito retirando sua bicicleta do caminho o mais rápido possível, deixando o lado esquerdo livre para que o ciclista que vem logo atrás possa tentar passar pelo trecho.

Quando precisar “ir ao banheiro” no mato, afaste-se de cursos d’água. Muitas águas em trilhas são captadas e usadas para consumo. Em necessidades extremas, jamais deixe fezes descobertas, porque elas podem contaminar bichos da região.

Em descidas, quando for ultrapassar um ciclista mais lento, gritar “direita!” se for ultrapassá-lo pela direita, e “esquerda!” se for passar pela esquerda.

Leve sempre com você: camara de ar reserva, remendos, bomba, extrator de corrente e canivete de chaves. NÃO SE CONFIE EM NINGUÉM, seja auto-suficiente.

Em médios e longos percursos, ande sempre com bastante aguá e alimentos.

Antes de encarar determinados percursos, tenha consciência dos seus LIMITES.

Seja sempre companheiro & solidário. Se estão em grupo, não deixe ninguém pra trás por longas distancias, fique sempre no visual. Alguém pode está precisando de ajuda, LEMBRE-SE QUE UM DIA PODE SER VOCÊ!



Procure ir para trilhas, despreocupado de horários e compromissos, pois nelas tudo pode acontecer, quase sempre coisas inesperadas podem ocorrer. Apressados e preocupados com horários, só estressam o resto do grupo.

Muitos moradores da região interiorana são bastante humildes, mas muito prestativos, são capazes de lhes dá comida e agua, mesmo que possa vir a faltar depois. Então sempre que o grupo for ajudado, recomenda-se fazer uma pequena "vaquinha", e dá aos moradores, para que possam recuperar o que foi dado.

Então, Vamos gravar e por em pratica!

Prefeito de Curitiba vai a posse de Bicicleta.

Fruet vai de bicicleta para posse


Novo prefeito de Curitiba pretende implantar 300 km de vias para ciclistas
03/01/2013





Fruet (esq.) durante percurso - Foto: Divulgação
Cumprindo a promessa que fez após ser eleito, o novo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), chegou de bicicleta ao Palácio 29 de Março para tomar posse da prefeitura da capital paranaense.
E em seu primeiro discurso, se apresentou como alguém preocupado com o crescimento sustentável da cidade. "Ao final deste ciclo de quatro anos, quero ser lembrado como um prefeito democrata (...), que resgatou o conceito de cidade sustentável, que no momento está em risco por conta do acelerado crescimento que a cidade enfrenta. A vinda hoje para a posse de bicicleta simboliza essa transição".

Durante a campanha, Fruet assumiu diversos compromissos como a criação de projetos e planos específicos para pedestres e bicicletas, reconhecendo-os como modais de transporte, além de ampliar a oferta de ciclorrotas, ciclovias e bicicletários.

Em seu plano de governo, o novo prefeito prevê a implantação de 300 km de vias para ciclistas. Atualmente, a cidade conta com 118 km de malha cicloviária. Uma de suas principais metas é criar condições para que entre 5% e 10% dos deslocamentos feitos na capital paranaense sejam feitos por bikes.

Fruet foi eleito prefeito de Curitiba após derrotar, no segundo turno, o candidato Ratinho Jr. (PSC) com 60,65% dos votos válidos.


Retirado do portal PROLOGO.

Holux, a nova opção de GPS para ciclistas

Marca chega ao Brasil com cinco aparelhos

Fotos de divulgação
Cada vez mais utilizados por praticantes de atividades outdoor, os aparelhos de GPS ganham espaço entre ciclistas. Além de ajudar na navegação, esses aparelhos possuem uma vasta coleção de recursos para monitorar a pedalada e os treinos.

De olho nesse mercado, mais uma marca chega ao Brasil. Desde junho de 2012, a taiwanesa Holux está no mercado brasileiro com cinco modelos voltados para o público apaixonado por bicicletas. No Brasil, a marca é importada e representada pela Tirante A Adventure Instruments, empresa criada por Renato Pisani, engenheiro eletrônico e piloto apaixonado por voo livre em parapente que viu no mercado de bicicletas uma oportunidade de expansão para os negócios.

“O diferencial de nosso produto é a grande quantidade de recursos e a tela touchscreen de 3 polegadas com 240×400 pixels que pode ser facilmente visualizada em qualquer condição de luz.

Outra característica é que nosso chip é de altíssima sensibilidade e o ciclista pode montar seus próprios mapas e importar para o aparelho”, explica Pisani.

O modelo básico é o GPS Sport 245 que tem display em LCD com 4 tons de cinza e resolução de 128×128 pixels e é vendido por R$ 299. Já o GPS Sport 260 e GPS 260 Pro, que opcionalmente pode marcar batimentos cardíacos, são comercializados por R$ 512 e R$ 647 respectivamente.

 
Painel de avião

O destaque da marca, entretanto, fica por conta do Holux Fun Trek 130 Pro, que traz recursos tão completos que transforma o cockpit de uma bicicleta num verdadeiro “painel de avião”. Feito de plástico resistente com detalhes emborrachados, de bom acabamento e resistente a choques e a água de acordo com o protocolo IPX6, o aparelho pesa 124 gramas e mede 58x105x23mm, ou seja, do tamanho de um celular normal.

A lista de recursos é imensa e literalmente “estudar” o manual é uma condição obrigatória para se tirar proveito de toda a tecnologia embarcada no aparelho. Entre as muitas funções destaca-se o barômetro de alta precisão, geocaching (caça ao tesouro), bússola eletrônica em 3D, além das ferramentas EZ Planner e EZ Tour Planner que auxiliam na tarefa de transferir os tracks para mapas e planejar as pedaladas e também importar mapas para dentro do aparelho.

“O Holux aceita qualquer mapa digital ou mesmo em papel, pode até ser uma imagem escaneada em PDF”, explica o engenheiro.

Tocando na tela resistiva (que pode ser acionada mesmo com luva), o ciclista tem acesso a todos os recursos e pode também configurar as informações que deseja que sejam exibidas, como velocidade, distância, tempo, altitude, redução de carbono, calorias, alarme, cronômetro, calculadora, calendário e até dicas de saúde e de primeiros socorros.

Todos esses recursos podem ainda ser incrementados com acessórios wifi opcionais para ciclistas, como marcador de cadência e de velocidade (que exigem a instalação de sensores no pedivela e na roda traseira respectivamente), e marcador de frequência cardíaca por meio de uma fita peitoral. Mas para que instalar sensores de velocidade num equipamento de GPS? Segundo Pisani, essa facilidade é interessante quando se está em área de sombra (debaixo de árvores densas, por exemplo), assim, os dados coletados pelo sensor da bicicleta funciona na prática como uma opção de backup, já que o aparelho já faz essa medição com muita precisão e eficiência.


O Holux Fun Trek 130 Pro recebe o sinal do satélite por meio de um chip de alta sensibilidade. O aparelho roda o sistema operacional Win CE 5.0 da Microsoft, característica que permite a instalação de qualquer aplicativo que rode no Windows, como aplicativos de mapas para navegação rodoviária como o iGo.

A memória interna é do tipo flash com 2GB e é expansível para até 32GB com a utilização de um cartão micro-SD. A bateria de lítio de 1050mAh é recarregável, com duração de até 12 horas em standby.

O aparelho vem com um kit que traz bolsa de neoprene para transporte, CD de instalação, carregador de bateria com entrada USB e o cabo USB. O preço do modelo é de R$ 1.145 e a garantia é de um ano. A empresa procura novos distribuidores para fechar parcerias em todas as regiões do Brasil.


SERVIÇO
Tirante A – Adventure Instruments
Importadora dos produtos Holux para o Brasil
www.tirantea.com.br
pisani@tirantea.com.br
Telefone (12) 3033-4422

Publicado em 27 de dezembro de 2012 no site da revista BIKEMAGAZINE

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Proposta da Bag Buddy facilita carregar as compras de bicicleta

Suporte para sacolas desenvolvido por designer de Nova York evita atrito com a roda dianteira

Fotos de divulgação


Com o uso cada vez mais frequente das bicicletas na cidade, nada como novas ideias para facilitar o ir e vir. Uma delas é a Bag Buddy, desenvolvida pelo designer norte-americano Nicholas Fjellberg Swerdlowe, de Nova York.



Como ele mora no Brooklyn e usa regularmente a bike para ir ao supermercado, desenvolveu uma maneira eficiente de caregar seus pacotes enquanto pedala. A Bag Buddy é um suporte para ser usado nos guidões. Normalmente, quando se pendura sacolinhas, elas atrapalham a roda dianteira. Mas a Bad Buddy evita o atrito. Cada uma foi projetada para carregar até 13 quilos de cada lado.

Publicado em 1 de janeiro de 2013 no site da revista BIKEMAGAZINE.