quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

COMPORTAMENTO NAS TRILHAS DE MTB

NOSSO AMIGO EDILBERTO DO GRUPO SINGLETRACK ME MANDOU ESTAS DICAS QUE COMPARTILHO COM VOCÊS AGORA.



Para quem já faz trilha e para quem pretende se  aventurar pelas trilhas, aqui vão algumas dicas importantes, para gravarmos e usarmos no dia a dia da pratica do MTB.

Não há um código de conduta oficial para a prática do mountain bike, mas espera-se que um praticante do esporte observe uma certa “etiqueta” nas trilhas, sobretudo porque ele muitas vezes estará em ambientes naturais, passando por localidades com costumes próprios e por vezes poderá cruzar até propriedades privadas. 

Ciclistas, por serem relativamente pouco numerosos, costumam ser vistos como pertencentes a um mesmo grupo, de forma que o comportamento de um tende a ser atribuído à “categoria”: daí uma responsabilidade ainda maior de um ciclista sobre seus atos. 



A regra geral é usar bom senso e educação, mas seguem algumas sugestões específicas:

Ao encontrar uma porteira fechada, deixe-a fechada. Se estiver aberta, deixe-a aberta. Deixe-a sempre como a encontrou, ou poderá causar problemas a terceiros, com gado mudando de terreno ou fugindo. Se estiver pedalando em grupo, avise sempre a quem vem atrás de você se ele deve fechar ou deixar aberto, e ele deve fazer o mesmo com o ciclista seguinte, até o último.

Se tiver duvidas de percurso, em BIFURCAÇÕES, pare até chegar o resto do grupo ou o Líder que conheça o caminho, para decidir por onde seguir. Ir no caminho errado, só causa transtornos a todos, e ninguém tem nenhuma obrigação a ir atras de quem seguiu errado;

Também em BIFURCAÇÕES, os ciclistas que vão á frente do grupo e que conhecem o percurso, podem marcar qual dos caminhos vai ser seguido, ou qual não deve ser (ALGO QUE DEMONSTRE UM BLOQUEIO Á PASSAGEM - TAIS COMO GALHOS). Os que vem atrás, aprendam a orientar-se, observem RASTROS DEIXADOS, objetos que bloqueiam uma passagem, significando que é ou não se deve ir por aquele caminho, etc.

Ao chegar de carro em algum lugarejo onde vai começar o pedal, evite som alto e gritarias, sobretudo se for cedo. Lembre-se que esses locais são calmos, e você é que é a visita – portanto, você é que deve se adequar ao ambiente.

É tão óbvio que nem merecia ser comentado: leve todo o seu lixo de volta. Não deixe pela trilha embalagens de sachês de carboidratos, barras de cereais, biscoitos, enfim, nada.

Cumprimente os passantes que encontrar pelo caminho (Bom dia, Boa Tarde): lembre-se que esse ainda é um hábito comum nas regiões rurais.

Quando cruzar com motociclistas ou motoristas, avisar a ele que vem mais ciclistas atras, fazendo sinais com as mãos.

Se estiver numa subida ou descida técnica e estreita, que precisar descer e empurrar a bike, desça e procure ficar do lado direito retirando sua bicicleta do caminho o mais rápido possível, deixando o lado esquerdo livre para que o ciclista que vem logo atrás possa tentar passar pelo trecho.

Quando precisar “ir ao banheiro” no mato, afaste-se de cursos d’água. Muitas águas em trilhas são captadas e usadas para consumo. Em necessidades extremas, jamais deixe fezes descobertas, porque elas podem contaminar bichos da região.

Em descidas, quando for ultrapassar um ciclista mais lento, gritar “direita!” se for ultrapassá-lo pela direita, e “esquerda!” se for passar pela esquerda.

Leve sempre com você: camara de ar reserva, remendos, bomba, extrator de corrente e canivete de chaves. NÃO SE CONFIE EM NINGUÉM, seja auto-suficiente.

Em médios e longos percursos, ande sempre com bastante aguá e alimentos.

Antes de encarar determinados percursos, tenha consciência dos seus LIMITES.

Seja sempre companheiro & solidário. Se estão em grupo, não deixe ninguém pra trás por longas distancias, fique sempre no visual. Alguém pode está precisando de ajuda, LEMBRE-SE QUE UM DIA PODE SER VOCÊ!



Procure ir para trilhas, despreocupado de horários e compromissos, pois nelas tudo pode acontecer, quase sempre coisas inesperadas podem ocorrer. Apressados e preocupados com horários, só estressam o resto do grupo.

Muitos moradores da região interiorana são bastante humildes, mas muito prestativos, são capazes de lhes dá comida e agua, mesmo que possa vir a faltar depois. Então sempre que o grupo for ajudado, recomenda-se fazer uma pequena "vaquinha", e dá aos moradores, para que possam recuperar o que foi dado.

Então, Vamos gravar e por em pratica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário