Entenda melhor essa parte da bicicleta, que pode variar muito em cada modalidade
Publicada no site da REVISTA BICICLETA em 25/08/2013
Foto: Michael Blann
As
rodas de uma bicicleta são constituídas por: pneus, aros, cubos e
raios. Podem ser bem distintas entre si, variando bastante em cada
modalidade. É uma das partes mais complexas da bicicleta, devido à sua
estrutura de raios tensionados. É também uma das partes mais importantes
para redução de peso.
Aros
"Os aros podem ter diâmetros diferentes, atualmente os mais comuns
são: 20" (biketrial e BMX); 24" (MTB e BMX); 26" e 29" (MTB); 700C
(Estrada). Existem outras medidas, como a 19" e 27.5" (650C), mas não
são muito populares. Aros 700C equivalem em diâmetro aos 29", porém essa
nomenclatura é mais associada às rodas de estrada.
A largura do aro também é uma medida importante, pois alguns pneus só
podem ser usados em determinadas faixas de larguras. Não há muito
segredo nisso, já que não existem tantas variações e mecânicos
experiêntes vão saber as combinações corretas.
Os aros de bicicletas de estrada e triatlo também possuem
propositalmente diferentes alturas da parede, para oferecer diferentes
características aerodinâmicas, podendo, inclusive, ser todas fechadas."
Os materiais mais populares empregados na fabricação dos aros são
alumínio e fibra de carbono. Alguns aros para freios v-brake possuem uma
camada feita de uma liga cerâmica para aumentar o poder da frenagem.
Porém, com a substituição cada vez maior dos v-brakes pelos freios a
disco, esses tipos de aros estão caindo em desuso no mountain biking. Já
nas bikes de estrada, os aros de fibra de carbono algumas vezes possuem
essa camada de frenagem feita em outros materiais. O peso baixo, alta
rigidez e melhor aerodinâmica são o que caracterizam bons aros.
Além disso, existem aros clincher, tubeless e tubulares. Os aros
clincher são os mais comuns, nos quais os pneus são montados nos aros
com a câmara de ar no meio. Já os tubeless são aros que aceitam pneus
especiais para o uso sem câmara de ar. Os aros tubulares são preparados
para receber um tipo de pneu especial, que é costurado junto à câmara de
ar e colados ao aro.
Cubos
Os cubos são as partes centrais das rodas, nos quais são fixados os
raios que os conectam ao aro. Os eixos, dianteiros e traseiros, passam
por dentro dos cubos, servindo de apoio para os rolamentos.
Os eixos variam de largura e diâmetro de acordo com o garfo/suspensão
e quadro em que serão montados. Consequentemente as estruturas dos
cubos também sofrem variações. Em geral, quanto mais extrema a
modalidade, maior será o eixo. Hoje em dia, as principais medidas de
eixos dianteiros são 5 mm, 9 mm, 15 mm ou 20 mm de diâmetro por 100 mm e
110 mm de largura. Já nos cubos traseiros os eixos variam de 5 mm, 9
mm, 10 mm e 12 mm de diâmetro, com larguras de 130 mm, 135 mm, 142 mm e
150 mm. Alguns cubos atualmente já possuem adaptadores especiais para o
uso com diferentes quadros ou garfos.
Outra característica importante dos cubos é o tipo de rolamento que possuem. Rolamentos de qualidade vão trazer menos resistência à rolagem e maior durabilidade. Alguns sistemas possuem as bilhas montadas diretamente em uma pista dentro do cubo, o que facilita a manutenção e promete uma rolagem mais "solta". Outros sistemas possuem rolamentos blindados, ou seja, que não ficam expostos aos elementos externos e são encaixados diretamente nos cubos. Qual sistema é melhor, ainda é uma questão controversa. Ultimamente estão sendo usados também os rolamentos de cerâmica, nos quais as bilhas (e às vezes a própria pista) são feitas de uma liga de material metálico e cerâmico, o que promete menor resistência à rolagem e menor peso.
O mecanismo de engate também é outro ponto a se considerar em um cubo
traseiro. Quanto mais pontos de engate, menos rotação do pedivela é
preciso para começar a tracionar a roda. Ao mesmo tempo pode significar
um pouco mais de atrito contra a rolagem da roda.
Para completar, os cubos também possuem diferentes furações, que
devem ser iguais ao número de furos nos aros e é onde os raios vão
encaixar. O padrão mais popular tem 32, mas podem ter 20, 24, 28, 30, 36
ou qualquer número em algumas rodas especiais.
Raios
Presos aos cubos e aros, estão os raios. Podem ser de aço, titânio,
carbono ou alumínio, sendo os mais populares e baratos os de aço. Raios
de melhor qualidade são menos propensos a falha e mais leves. Possuem
diferentes tamanhos, pois precisam satisfazer as medidas dos cubos e dos
aros. Para calcular o tamanho é preciso usar algum software ou
calculadoras específicas, porém, mecânicos experientes sabem as
combinações mais populares e o tamanho certo a se usar. Usar tamanhos
maiores pode deixar uma ponta dentro do aro que pode furar a câmara de
ar.
Além disso, existem diferentes tipos de enraiamentos. A diferença
está em quantas vezes cada raio "cruza" com raios vizinhos. Em geral,
quanto mais cruzamentos, mais forte a roda e mais pesada (pois os raios
precisam ser mais longos) e até existem enraiamentos retos, sem
cruzamentos, que são mais leves, mas precisam de cubos especiais e podem
ser mais frágeis às forças laterais. Existem também enraiamentos
mistos, podendo ter cruzamentos diferentes em cada lado da roda ou até
no mesmo lado. O assunto é bastante complexo e técnico, sendo o ideal
usar a recomendação dos fabricantes ou padrões mais aceitos.
Uma outra característica de raios é o seu diâmetro, que pode ser
constante ao longo do seu corpo ou variável (popularmente chamado de
"trefilado"). Os raios trefilados costumam ser mais leves, por terem
mais material apenas nos pontos críticos. Alguns raios têm forma
achatada ao invés de circular, prometendo maior aerodinâmica.
Existem também raios especiais, feitos para cubos e aros específicos,
que não podem ser usados em outras combinações. São raios que possuem
diâmetros, materiais e roscas especificas para o sistema criado pela
marca.
Pneus
A camada mais externa das rodas são os pneus, que precisam ter o
mesmo diâmetro que os aros para que sejam compatíveis. É um dos
componentes mais importantes da bicicleta, pois podem comprometer
diretamente e de forma muito perceptível o conforto, segurança e
controle. Por ser um tema mais amplo, um artigo específico sobre os
pneus será apresentado nas próximas edições. Fique atento!
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