“É melhor prevenir do que remediar” - Com certeza você já ouviu essa máxima. Na coluna palavra do mecânico, veja o que os “doutores da bike” indicam para evitar uma “intervenção cirúrgica” na sua magrela.
Publicado na Revista Bicicleta em 15/10/2012
Foto: Thinkstockphotos
Iniciando
as matérias que tratam de manutenção, vamos mostrar alguns cuidados
para manter a bicicleta sempre em bom estado. Estas dicas são baseadas
nas perguntas mais frequentes das pessoas que adquirem uma bike.
Retoque danos na pintura imediatamente para prevenir corrosão. Se
você não encontrar uma tinta na cor que combine, use um esmalte de unhas
com uma cor próxima ou uma base transparente.
Cole um pedaço de fita isolante no chainstay direito (tubo de baixo
da corrente) da bike para prevenir que a corrente danifique a pintura e
também diminuir o barulho que ela provoca quando bate no quadro. Uma
opção é ir a uma loja especializada e comprar um protetor de quadro
apropriado.
Semanalmente, verifique se as sapatas de freio têm algo preso na sua
superfície que poderão desgastar prematuramente os aros (pedaços de
alumínio, grãos de areia). Retire-os com uma faca ou objeto pontiagudo.
Se você usa a bike com bastante frequência, faça revisões periódicas.
Uma cobertura de cera ajuda a manter a bike limpa. Use cera
automotiva líquida para isso. Cuidado com os freios a disco, não os
encere.
Antes de sair para pedalar, confira se os pneus estão calibrados (a
pressão de uso está sempre marcada na lateral do pneu). Andar com eles
murchos pode danificar o aro, a câmara e até o pneu.
Se você carrega um cadeado/trava na bike, não os deixe simplesmente
pendurados no guidão ou enrolados no canote de selim, pois eles vão
balançar enquanto pedala e vão danificar a pintura da bike. Use o
suporte apropriado que costuma acompanhar estes acessórios, ou
carregue-os na mochila.
Bikes novas costumam ter uma garantia de loja para uma regulagem da
transmissão e dos freios (estes componentes costumam desregular nas
bikes novas nos primeiros dias). Use este check-up gratuito, pois é
importante para garantir um funcionamento adequado e a durabilidade dos
componentes.
Se você tiver que estacionar a bike ou até mesmo deixá-la no chão,
tente deixar o lado direito para cima, a fim de proteger a transmissão,
principalmente o câmbio traseiro, que pode acabar danificado, fazendo as
marchas “pularem”. Ao mesmo tempo, se sua bike tem freios a disco,
cuide para não encostar o rotor (disco) em nada, de forma a não o
entortar.
Andar de bike na chuva é até legal de vez em quando, mas seque a bike
assim que chegar em casa e se possível, aplique um pouco de óleo na
corrente para não enferrujar e danificar o componente. Se foi na trilha e
pegou lama, leve a bike a uma oficina especializada que vai saber o que
fazer nestes casos.
Nunca encoste ou estacione a bike de forma que o quadro fique tocando
na parede, rack ou suporte. Os tubos da bike têm paredes finas e
poderão amassar ou danificar a pintura. Se tiver que encostar a bike,
apoie pelo selim e guidão. A maioria dos suportes segura a bike pelas
rodas.
Evite emprestar sua bike para outras pessoas andarem. Elas podem não
ter o mesmo cuidado que você com a bike e acabar danificando algo.
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