terça-feira, 2 de abril de 2013

Avaliação: Ciclovia da Av. Bezerra de Menezes

No dia 28 de outubro, às 6:30h da manhã começamos a avaliar a ciclovia da Av. Bezerra de Menezes que tem seu início no cruzamento da Pe. Ibiapina com a Av. Bezerra de Menezes, bem em frente ao Mercado São Sebastião. Assim como as demais ciclovias de Fortaleza, ela começa literalmente no nada! Sem nenhum tipo de integração com outras soluções para os ciclistas, os obrigando a ocupar a rua.

Início da ciclovia Av. Bezerra de Menezes
Início da ciclovia Av. Bezerra de Menezes próximo ao Mercado São Sebastião

Logo no início da ciclovia deparamo-nos com um problema rotineiro principalmente às quintas-feiras: a presença de várias pessoas vendendo caranguejo, ocupando a ciclovia e a calçada. Neste ponto, a ciclovia tem uma largura teórica de 4 metros, o que seria uma ótima distância se não fosse a presença de árvores e raízes bem no meio, deixando, na verdade, em torno de 70cm de ciclovia e esse restante sendo ocupado por vendedores ambulantes. Impossível transitar de bicicleta!


A menos de 15 metros dos vendedores de caranguejo me deparo com esse monumento (aparentemente uma caixa d´água) bem no meio da ciclovia. Muito utilizada por pessoas para fazer necessidades fisiológicas (urinando), deixando um cheiro forte e desagradável. Quem usa uma bike tipo speed é obrigado a descer e ir empurrando.

Caixa d´água no meio da ciclovia

O vendedores continuam por alguns quilômetros pela ciclovia.


As calçadas são outro agravante na ciclovia. Na maioria dos pontos elas não passam de 60 centímetros de largura e a presença de postes de iluminação e sinalização são frequentes! Não permite que uma pessoa caminhe confortavelmente sem ter que olhar para baixo constantemente com aquela sensação de ter que se equilibrar para não sair da calçada. Cadeirantes, pessoas com problemas de mobilidade ou deficientes são incapazes de frequentar as calçadas. As árvores dificultam muito a visibilidade do ciclista. O risco de acidente envolvendo ciclista e  um pedestre que aparece repentinamente, saindo detrás de uma árvore, é muito grande!

calçadas de 60cm de largura
Calçadas com 60cm de largura

Em alguns pontos elas possuem pouco mais de 30 centímetros! Totalmente inviável para um pedestre caminhar nesses trechos, sendo obrigados a descer para a ciclovia, aumentando o risco de acidentes!

Calçadas com 30cm de largura. Inviável para uso dos pedestres
Calçadas com 30cm de largura. Inviável para uso dos pedestres

A presença de lixo na calçada e na ciclovia é constante! Pelo que percebemos a prefeitura recolhe o lixo com certa frequência mas a ação também precisa ser educativa. A população precisa se conscientizar de que estes não são locais de lixo.

Lixo na calçada e ciclovia.
Lixo na calçada e ciclovia.

Em muitos pontos, a disposição das árvores e obstáculos dificultam muito a passagem do ciclista, exigindo perícia e impossibilitam a passagem de bicicletas em sentidos opostos.

Trechos difíceis de passar.

Trechos difíceis de passar. A inclinação da árvore impossibilita a passagem pela direita.
Em alguns pontos a ciclovia sofre uma alteração abrupta, dificultando a ação de um ciclista distraído.

DSC00564

A presença de pedestres e corredores utilizando a ciclovia é uma constante. Fato agravado pela visibilidade da ciclovia e sua estrutura, pondo em risco tanto a saúde dos ciclistas quanto dos pedestres. Muitos corredores utilizam fones de ouvido, o que dificulta drasticamente a comunicação!

Pedestres na ciclovia
Pedestres na ciclovia

Alguns trechos da ciclovia tiveram uma leve melhoria como o trecho da imagem abaixo que foi alargado. Alguns pontos foram alargados para facilitar a passagem das bicicletas mas, mesmo assim, ainda é inviável para o tráfego de duas bicicletas em sentidos opostos. É comum a presença de restos de lixo e cacos de vidro.

DSC00610

É muito comum encontrarmos motoristas realizando manobras proibidas. Dentre as mais arriscadas para os ciclistas é o retorno proibido. Os motoristas não observam o fluxo da ciclovia e a maioria faz o retorno sem sinalizar, o que aumenta ainda mais o risco de atropelamento.

retorno proibido!
Retorno proibido!

Conclusão

A ciclovia tem uma estrutura mínima e mal planejada. É utilizável pela maioria das bicicletas e possui um piso razoável comparado com as demais ciclovias de Fortaleza. Dentre os pontos negativos estão a presença de lixo, falta de acessos e vendedores ambulantes nas proximidades do North Shopping e muitos obstáculos! A maior parte das calçadas são bonitas mas mal planejadas e totalmente inviáveis para o tráfego de pedestres.

Alguns pontos são graves e passíveis de acidente sério como a falta de visibilidade provocada pelas árvores em alguns pontos, a presença constante de pedestres que, aliado a baixa visibilidade, pode provocar acidentes e, principalmente, os retornos proibidos feitos pelos motoristas. Já presenciei acidentes provocados por essa manobra e quase fui atropelado duas vezes porque os motoristas realizam o retorno sem observar o movimento da ciclovia.

ESSE POST É DO SITE MASSA CRÍTICA FORTALEZA.

3 comentários:

  1. Ótima análise, só acho que a crítica em relação às calçadas é inválida, pelo menos por enquanto. Atualmente, enquanto ainda não existem paradas de ônibus no canteiro central, não há nenhum motivo para as pessoas transitarem pelo mesmo. mas somente atravessarem, o que deve ser feito apenas nas faixas de pedestre. Se houvesse essa educação, seria um obstáculo a menos nas ciclovias.

    ResponderExcluir
  2. Essa critica é muito boa até por que de vez em quanto eu dou umas pedaladas e no começo era muito ruim andar nessa ciclovia, agora eu acho melhor ir na pista de rolamento do que ir na ciclovia por que na ciclovia existe vários pedestres obstáculos causado pelas arvores e vendedores ambulantes.Hoje eu quando vou pedalar que a parte do meu trajeto passa pela Bezerra de Menezes eu vou pelo acostamento da estrada mesmo. é uma pena mas ir pela ciclovia não dá por que eu ando em uma velocidade considerável e se eu for pela ciclovia poderia causar ate um acidente.Boa critica dessa ciclovia espero mudanças.

    ResponderExcluir
  3. ou seja, um verdadeiro rally para os ciclistas...

    ResponderExcluir