Bambucicleta coloca estudantes de São Paulo para pedalar
Para participar, aluno precisa aderir espontaneamente ao programa e ter entre 12 e 14 anos

Flávio Deslandes começou a pesquisar uso do bambu nas bikes em 1995
Nos primeiros dois meses do programa, iniciado em maio, pelo menos 500 estudantes já foram incluídos no projeto. De acordo com a Secretaria, nenhuma bicicleta foi roubada ou furtada no período.

Estudantes usam a bambucicleta em projeto realizado em São Paulo

Estacionamento de bambucicletas em escola na capital paulista
Em São Paulo, a intenção é integrar 4,6 mil estudantes da rede pública ao projeto até o final do ano. Para participar, o aluno precisa aderir espontaneamente ao programa, ter entre 12 e 14 anos, morar no entorno da ciclorrota indicada e ter o consentimento dos pais.

Projeto de mobilidade urbana garante sustentabilidade
Com consultoria do dinamarquês Mikael Colville-Andersen, especialista em mobilidade urbana, e participação do designer carioca Flávio Deslandes, que criou os quadros de bambus, as bambucicletas são bem-recebidas pelos estudantes.
A bike tem três marchas e não exige muita manutenção. Até agora, mais de 1,5 mil bambucicletas já foram produzidas para o projeto em São Paulo.

Bambucicleta foi aclamada no livro “What Is Design Today”, de George H. Marcus
Flávio Deslandes é pioneiro no uso do bambu no Brasil. Começou a pesquisar o material em 1994, no Rio de Janeiro como parte de seus estudos de graduação em Desenho Industrial na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC–Rio).
Um ano depois, começou a desenvolver sua primeira bicicleta de bambu. Seu primeiro protótipo foi apresentado ao mundo no 5º Congresso Internacional Mundial de Bambu em 1998. Em 1999, sua primeira patente MU7901320-1 foi requerida, sendo concedida em 2005.
Em 2000 mudou-se para Copenhagen, na Dinamarca, onde trabalhou para diversas empresas na indústria de bicicletas, em mecânica, construção de quadros, design e desenvolvimento de produtos.
Na época, desenvolveu uma bicicleta de bambu com um quadro especial, que proporcionava uma pedalada confortável fazendo ótimo uso de tubos de bambu. A bambucicleta atraiu a atenção e foi aclamada como “today’s bicycle design” em 2002, no livro “What Is Design Today”, de George H. Marcus.
Em 2001, Deslandes participou do desenvolvimento de uma bike de bambu com a empresa Biomega e o designer Ross Lovegrove. Sete anos depois, a bicicleta foi testada na Tailândia, aprovada e certificada de acordo com a norma europeia EN14764. Em 2009, Flavio iniciou a produção industrial com a Biomega.
Para saber mais sobre o projeto e até mesmo adquirir uma bambucicleta, visite o site http://www.bambucicletas.com/produtos
Publicado em 15 de agosto de 2012 no site da revista BIKEMAGAZINE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário