Bambucicleta coloca estudantes de São Paulo para pedalar
Para participar, aluno precisa aderir espontaneamente ao programa e ter entre 12 e 14 anos
O programa Escolas de Bicicleta, da Secretaria de Educação do Município de São Paulo, tem chamado atenção pelo pioneirismo. Além de colocar estudantes para pedalar, as bicicletas são feitas de bambu. Mais sustentabilidade impossível.
Nos primeiros dois meses do programa, iniciado em maio, pelo menos 500 estudantes já foram incluídos no projeto. De acordo com a Secretaria, nenhuma bicicleta foi roubada ou furtada no período.
Segundo Daniel Guth, coordenador-geral do programa, mais de 20 cidades brasileiras já mostraram interesse em implantar o projeto.
Em São Paulo, a intenção é integrar 4,6 mil estudantes da rede pública ao projeto até o final do ano. Para participar, o aluno precisa aderir espontaneamente ao programa, ter entre 12 e 14 anos, morar no entorno da ciclorrota indicada e ter o consentimento dos pais.
Bambucicletas
Com consultoria do dinamarquês Mikael Colville-Andersen, especialista em mobilidade urbana, e participação do designer carioca Flávio Deslandes, que criou os quadros de bambus, as bambucicletas são bem-recebidas pelos estudantes.
A bike tem três marchas e não exige muita manutenção. Até agora, mais de 1,5 mil bambucicletas já foram produzidas para o projeto em São Paulo.
Pioneirismo
Flávio Deslandes é pioneiro no uso do bambu no Brasil. Começou a pesquisar o material em 1994, no Rio de Janeiro como parte de seus estudos de graduação em Desenho Industrial na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC–Rio).
Um ano depois, começou a desenvolver sua primeira bicicleta de bambu. Seu primeiro protótipo foi apresentado ao mundo no 5º Congresso Internacional Mundial de Bambu em 1998. Em 1999, sua primeira patente MU7901320-1 foi requerida, sendo concedida em 2005.
Em 2000 mudou-se para Copenhagen, na Dinamarca, onde trabalhou para diversas empresas na indústria de bicicletas, em mecânica, construção de quadros, design e desenvolvimento de produtos.
Na época, desenvolveu uma bicicleta de bambu com um quadro especial, que proporcionava uma pedalada confortável fazendo ótimo uso de tubos de bambu. A bambucicleta atraiu a atenção e foi aclamada como “today’s bicycle design” em 2002, no livro “What Is Design Today”, de George H. Marcus.
Em 2001, Deslandes participou do desenvolvimento de uma bike de bambu com a empresa Biomega e o designer Ross Lovegrove. Sete anos depois, a bicicleta foi testada na Tailândia, aprovada e certificada de acordo com a norma europeia EN14764. Em 2009, Flavio iniciou a produção industrial com a Biomega.
Para saber mais sobre o projeto e até mesmo adquirir uma bambucicleta, visite o site http://www.bambucicletas.com/produtos
Publicado em 15 de agosto de 2012 no site da revista BIKEMAGAZINE.
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